Dança em Rede

Anderson da Silva Couto

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Coreógrafo
  • Atividade: diretor
  • Atividade: professor

Histórico

Iniciou seus estudos como bailarino de dança contemporânea sob a tutela de Francisco Silva, diretor e coreógrafo da Cia de Dança Contemporânea URZE (projeto da Universidade Federal de São Carlos) e de Jazz sob a tutela de Roseli Rodrigues, diretora do Raça Cia de Dança em São Paulo.

Ingressou na Raça Cia de Dança companhia em 2000, participando de turnês nacionais e internacionais, em países como Itália, Argentina e Portugal.

Como coreógrafo e professor de Jazz e dança contemporânea desenvolve seu trabalho em importantes escolas e Espaços Culturais de São Paulo e interior. Ministra cursos por todo o território nacional e América Latina. Ê também diretor artístico, coreógrafo, e coordenador de eventos e shows com a cantora Wanessa desde 2001.

Responsável por destacadas atuações no âmbito corporativo e social, em 2007 realizou montagens coreográficas para criação de show “car reveal” e intervenções para stand na Fenatram para Iveco; show temático para festa de confraternização do Banco Alfa; espetáculos para festas de confraternização da B.V Financeira (São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba).

Em 2008 Participou do projeto inédito “Convite à Dança” envolvendo a OSUSP- Orquestra Sinfônica da Universidade de SP e Pulsarte – Arte em Movimento. Assinou a montagem coreográfica do musical The Drowsy Chaperone realizado pela Pulsarte – Arte em Movimento, com direção cênica de Olívia Mesquita e direção musical de Guilherme Terra, que trabalhou em Aída, Sweety Charity e Godspell.

Convidado a coreografar a abertura oficial da Virada cultural São Paulo em 2009, contando com apresentações em palco móvel e recebendo vários prêmios em importantes festivais. No mesmo ano criou montagens coreográficas para ações de Flash Mob para as lojas Marisa em diversas filiais em todo o Estado de São Paulo, o que se repetiu nos dois anos conseguintes.

Trabalhando com a tecnologia, em 2010 realizou montagens coreográficas para espetáculo criado para eventos de lançamento da linha Amó para Natura usando a interatividade com Cenário virtual em Projeção Mapping. (São Paulo, Rio de Janeiro, Costa do Sauípe, Campinas e Belo Horizonte). Da mesma forma, criou montagens coreográficas para o primeiro espetáculo interativo com cenário virtual em esteroscopia3d criado no Brasil, para o evento de lançamento da Campanha Nação Medley.

No mesmo ano, fez a direção coreográfica da cantora Wanessa para a abertura do show da cantora pop internacional Beyoncé em turnê pela América Latina, no Brasil.

No ano seguinte, 2011, assina a direção coreográfica para HAIR BRASIL Beauty Fair – Feira Internacional de Cosméticos e Beleza e encerra o ano na direção coreográfica do teatro Musical de Natal “O Sonho de um Natal Branco” no Club Homs. Inicia 2012 na direção coreográfica do espetáculo ”Páscoa Chocolover 2012&Prime

Bibliografia

para Nestlé no Bourbon Atibaia Resort e montagem coreográfica para ações de Flash Mob no Terminal Tietê na cidade de São Paulo.

Entre os anos de 2008 e 2013, foi professor e coordenador do curso de jazz da escola de dança Pulsarte: arte e movimento, em São Paulo.

Em 2013, Anderson realizou a Direção Coreográfica do espetáculo Electron para a Entreposto. No mesmo ano, estreou seu espetáculo autoral “Entrelaço” como parte do projeto “Admeto”, em colaboração com a URZE Cia de Dança da Universidade Federal de São Carlos. O espetáculo de dança contemporânea foi apresentado no Teatro Municipal de São Carlos.

Em outubro de 2013, iniciou a montagem do espetáculo de Dança Contemporânea “Mover-se”, que teve pré-estreias especiais apresentadas no Teatro Anhembi Morumbi (SP) e WTC Teatro (SP).

Já em dezembro de 2013, realizou a direção artística do espetáculo Natalino do Rio Quente Resort. No mesmo ano, coreografou bailarinos para intervenções no espetáculo “Natal Universo Casuo” apresentado em São Paulo no HSBC Hall e no Rio de Janeiro no Vivo Hall.

Em 2014, iniciou a montagem do espetáculo musical “Meu Brasil”, que teve uma pré-estreia especial no WTC Teatro (SP).

Em 29 de abril, apresentou o espetáculo “Entrelaço” a convite do SESC São Carlos."
X