Dança em Rede

ANTONIO GOMES

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Coreógrafo

Histórico

Foto de Antonio Gomes | Crédito: Charles Lima/SPCD

Iniciou sua carreira na Fundação Ballet de São Paulo (Balé Evolução), onde interpretou obras de conceituados coreógrafos como Victor Navarro, Luis Arrieta, Antonio Carlos Cardoso e Clive Thompson.

Nos anos 1980, por meio de Oscar Araiz, chegou ao Ballet du Grand Théâtre de Genève, na Suíça, onde se radicou. Por lá, interpretou diversas obras do próprio Araiz, assim como de outros coreógrafos convidados pela companhia, onde teve também a oportunidade de trabalhar com diferentes personalidades da música, da ópera, do teatro e do cinema e de participar de turnês internacionais.

Começou a desenvolver sua linguagem coreográfica com o Ballet Junior de Genève, graças ao apoio de sua diretora, Beatriz Consuelo (1932-2013). Seu repertório de obras comporta um vasto número de coreografias, divididas entre balés, comédias musicais (Hair / Evita / Jesus Cristo Superstar / Cabaret), peças de teatro, filmes para a televisão e também óperas, nas quais atuou, inclusive, como diretor cênico (Maria de Buenos Aires / Piazzolla / Orfeu e Eurídice / Gluck).

Como coreógrafo, Antonio Gomes pôde trabalhar com renomadas companhias de dança, como os Balés das Óperas de Berlim, Hannover,  Mannheim, Wiesbaden, Karlsruhe, Kassel, Nuremberg, Augsburg, Oldenburg, Hof, Pforzheim, Ingolstadt e Chemnitz, todas na Alemanha, além de Braunschweig, onde atuou como coreógrafo residente 1994 a 2000.

Suas obras foram integradas ainda ao repertório dos Balés das Opéras de Genebra, Lucerna e Berna, na Suíça, bem como no Balé Nacional de Nancy e Lorraine, na França, e no Balé da Ópera de Innsbruck, na Áustria.

Antonio Gomes foi requisitado para remontar uma de suas coreografias na Argentina, para o Ballet Contemporaneo del Teatro Municipal General San Martin, de Buenos Aires, e posteriormente foi convidado para uma criação no The Israel Ballet, em Tel Aviv. Por inúmeras vezes, colaborou e criou obras originais para o Ballet Nacional Dominicano, na República Dominicana, e também para a Andanza - Compañia Puertorriqueña de Danza Contemporânea, em San Juan de Puerto Rico.

No Brasil, criou trabalhos para o Balé do Teatro Castro Alves, na Bahia, e para a Cisne Negro Cia de Dança, em São Paulo. Em 2021, ele também concebe uma nova obra para a São Paulo Companhia de Dança.

(Pesquisa SPCD | Atualizado em 30/01/2021)

X