Caleidos Cia. de Dança

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: São Paulo
  • Ano: 1996
  • Responsável: Isabel A. Marques e Fábio Brazil
  • Responsável cargo: Diretor artístico
  • Telefone: (11) 3021-4970
  • Endereco: Rua Mota Pais, 213
  • Bairro: Vila Ipojuca - Lapa

Conteúdo

A Caleidos Cia. de Dança nasce como um grupo de pesquisa criado por Isabel Marques em 1996, na Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP), no momento em que ela encerrava seu doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Seu objetivo é abrigar e desenvolver atividades de iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação em arte em suas interfaces com a educação. Isso se dá tanto por meio de espetáculos quanto pela realização de cursos e workshops e de eventos de pesquisa como seminários e encontros.

Desde sua fundação, a Caleidos adota uma pesquisa de linguagem com interface entre princípios de Rudolf Laban, a cena coreográfica, a dramaturgia e o preparo corporal técnico dos intérpretes. Sua proposta cênica é de criação de espetáculos de dança contemporânea com base interativa, nos quais a figura do artista se misture à do docente, comprometido com a arte e a educação.

Assim nasce, em 1996, o espetáculo Coreológicas", espécie de cavalo de batalha do conjunto. Tendo a família como público-alvo, o trabalho já teve até hoje nove versões diferentes, todas baseadas nos princípios norteadores da companhia.

Em 1998, Isabel desliga-se da UNICAMP e dá continuidade ao trabalho artístico do grupo agora na cidade de São Paulo. Nesse ano, o grupo é convidado a estrear "Cidades em Trânsito" durante a exposição "Fantasia Brasileira", em celebração aos 50 anos do Balé do IV Centenário, que inaugurou o Sesc Belenzinho.

Em 2001, com a entrada de Fábio Brazil na companhia, as atividades de pesquisa, criação e docência expandem também para as interfaces entre dança e poesia. Em 2003, ela recebe o Prêmio Estímulo da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

No ano de 2007, a Caleidos é premiada com o Programa de Fomento à Dança no Município de São Paulo para desenvolver o projeto Coreológicas 2008, a partir do qual nasceu o espetáculo "Coreológicas 5".

Em 2008, ganha o Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC) de produção para desenvolver o espetáculo "Ares Familiares", em 2009, pelo qual recebe indicação ao Prêmio Teatro da Dança de Melhor Espetáculo desse ano.

Também em 2009, é premiada com o Programa de Fomento à Dança no Município de São Paulo para desenvolver o Projeto Retratos, que resulta nos espetáculos "Coreológicas Ludus" e "Quatro Cantos".

Em 2010, é contemplada pelo ProAC de difusão cultural para desenvolver o projeto Leituras da Dança na rede municipal de ensino de São Paulo.

A companhia conquista mais um edital do Programa de Fomento em 2011, que permite ao grupo se estruturar em uma nova sede - o Instituto Caleidos, em São Paulo - e preparar o espetáculo "Para o Seu Governo" (2012), que celebra seus 15 anos de atividades."

Trabalhos

Para o Seu Governo (2012)

"Mapas Urbanos" (2011)

"Quatro Cantos" (2010)

"Ares Familiares" (2009)

"Lugar comum" (2005)

"Silêncio" (2003)

"Gaiola!" (2004)

"Poesia Presente" (2001)

"Cidade em Trânsito" (1998)

"Coreológicas" (1996)"
X