Dança em Rede
Carlo Blasis
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Itália
- Atividade: Bailarino
Histórico
Carlo Blasis, nascido na Itália em 1803, era descendente de uma família nobre e recebeu uma educação excepcional nas artes, matemática, anatomia e estudos literários. Blasis morreu em 1878, tornando-se um notável bailarino, professor e escritor sobre a técnica, história e teoria da dança.
Ele foi o primeiro a codificar e publicar uma análise da técnica clássica de balé em seu "Traité élémentaire, théorique et pratique de l’art de la danse" (Tratado elementar, teórico e prático sobre a arte da dança), em 1820. Foi a primeira codificação formal da técnica de balé clássico.
Durante sua carreira de bailarino, ele foi aluno de Jean Dauberval (aluno de Jean-Georges Noverre e Pierre Gardel). Blasis dançou brevemente na "Ópera de Paris", apareceu nos balés de Salvatore Viganò no Teatro "La Scala", em Milão, e se apresentou e coreografou no "King's Theatre", em Londres. No inicio da década de 1930, no auge de sua carreira, ele foi forçado a se aposentar devido a uma lesão na perna.
Em 1837, foi nomeado diretor da "Academia Imperial de Balé" (La Scala), em Milão, onde treinou muitos dos bailarinos mais brilhantes do séculos XIX. Carlotta Grisi e Fanny Cerrito estudaram com ele e se estabeleceram como grandes estrelas mundiais. Durante sua diretoria, a academia tornou-se uma referência de dança no mundo, enviando professores de todo o mundo para difundir a técnica italiana.
Muitas das tradições e inovações de Blasis também foram registradas em seu segundo livro, "The Code of Terpsichore" (O Código de Terpsichore) de 1830, formando a base do treinamento de dança clássica. Existe uma ligação direta entre Noverre e Blasis. Ele também treinou todos os professores de Enrico Cecchetti.
Links
Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp
Verbete editado por:
Fellipe Camarotto | Escola de Dança de São Paulo - Atualizado (MARÇO 2023)