Dança em Rede

Cléia Alves

    Histórico

    Amazonense nascida em Manaus, é licenciada em Dança, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Uninorte.

    Ganhou o prêmio Programa de Apoio e Incentivo à Cultura-PAIC, em 2009, com o projeto Dança da Gente-Oficina de Danças Brasileiras". Seu projeto de Pesquisa Cultural com o tema "Danças Contemporâneas, com Matrizes Afro-Brasileiras em Manaus" (1988 a 2008), ganhou o Prêmio Programa de Apoio às Artes-PROARTE-2011, pela Secretaria de Cultura do Estado-SEC.

    Ê dançarina, capoeirista, professora e coreógrafa do grupo de capoeira Cativeiro do Amazonas (atual Matumbé) e integrante do grupo Vozes do Cativeiro.
    Com o grupo de Capoeira Malungu Dudu montou e dançou os espetáculos afros intitulados "Xangô e suas Iabás", em 1993 e "Águas para Oxalá", em 1994, no Festival da Canção de Itacoatiara-Fecani.

    Como pesquisadora da cultura popular, participou da equipe de trabalho da I e II mostra de Cultura Popular do Amazonas, em 2010 e 2011. Atualmente, é diretora social,assessora de comunicação e produtora de eventos da Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas (APRODAM) e vem coordenando o Projeto Matumbé-Oficinas de Danças Afro-Brasileiras, contemplado pelo Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais, promovido pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura. Também desenvolve atividades de pesquisa com o Núcleo de Investigação em Dança com Tecnologia Digital- DOCdance e pesquisas da cultura afroameríndia com o FACCI-Centro de Investigação em Arte e Cultura (AM) e é professora,produtora cultural e assessora de comunicação da Contem Dança Cia, desde o ano de 2012."

    Links

    http://contemdancaciaam.blogspot.com.br/p/quem-somos-nos.html

    Por Flávia Brassarola Borsani (pesquisa SPCD)" 419
    X