Dança em Rede
CTG Rancho da Saudade
- Categoria: Grupos de dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RS
- Cidade de origem: Cachoeirinha
- Ano de criação: 1986
- Contato: Henio Vallandro
- Telefone: (51) 9808-3332
- Endereco: Av. Frederico Augusto Ritter, 2626
- Bairro: Distrito Industrial
- E-mail: comunicacao@ctgranchodasaudade.com.br 136
Histórico
Em 28 de outubro de 1986, foi fundado o CTG Rancho da Saudade. Pertencente à 1ª Região Tradicionalista, tem por objetivo resgatar e difundir as tradições do Rio Grande do Sul. Um estado brasileiro que através da mescla cultural de diferentes países europeus colonizadores formaram uma cultura única e rica, na qual se destaca a dança tradicional gaúcha.
Em setembro de 1986, na Semana Farroupilha, um grupo de amigos, admiradores do tradicionalismo, uniram seus esforços para criarem um CTG no município de Cachoeirinha.
Depois de alguma tratativas, achou-se por bem apoiar um CTG já fundado, quando foram mantidos contatos com os CTGs Mãe Crioula e Guapos da
Amizade, decidiu-se apoiar o CTG Guapos da Amizade.
No início de outubro foi feita uma reunião na residência do Sr. Antônio João dos Santos. Estavam presentes outros amigos e representantes do CTG Guapos da Amizade, para acertar este inventivo.
Ainda no início de outubro, num baile na Sociedade Esportiva Cachoeirinha, foram feitos contatos com pessoas do comércio local para integrar-se ao movimento. Em contato com essas pessoas ficou acertada uma reunião no galpão da Choupana Imóveis, para o dia 28 de outubro. No dia da reunião os integrantes do CTG Guapos da Amizade não compareceram, e depois de algumas discussões em virtude do acontecido, achou-se por bem fundar um novo CTG.
Na segunda semana depois de fundado, foi escolhido o nome CTG Rancho da Saudade, sugerido pelo prefeito da época, Sr. Francisco de Medeiros, numa homenagem ao extinto CTG que existia no município, e que por infelicidade, incendiou.
O CTG tem por lema, Gaúcho da Ilhapa à Presilha", significa a extensão das raízes do tradicionalismo no coração dos seus associados. Ou seja, ser gaúcho de uma ponta a outra. Ilhapa, é o termo usado para uma ponta do laço, que termina em outra ponta denominada Presilha.
Ao longo da sua história do CTG Rancho da Saudade conquistou diversos títulos em competições dentro e fora do nosso estado, com destaque para os 4 títulos do ENART (2004, 2007, 2011 e 2012).
O CTG Rancho da Saudade, através de seu grupo de danças adulto, vem apresentando pesquisas de resgate histórico demonstrado em apresentações artísticas nos mais variados lugares. Participou como convidado de inúmeras gravações de programas de televisão como Galpão Crioulo dentre outros. Com destaque também para a participação ao vivo em novembro de 2008 da primeira transmissão em alta definição (HDTV) do Rio Grande do Sul, no Jornal do Almoço especial.
Os Provincianos também participaram ao longo de sua história de diversos rodeios e festivais folclóricos e tradicionais, sagrando-se campeão dos principais concursos tradicionalistas, no Rio Grande do Sul e fora dele. Nos anos de 1998, 2005 e 2008 participou do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, com apresentações de grande destaque, sendo ovacionado diversas vezes pelo público local.
No ano de 2011, o CTG Rancho da Saudade foi convidado para representar a América do Sul no Festival Internacional de Folclore de Gannat, na França o "Les Cultures Du Monde", um dos mais importantes festivais de folclore do mundo. Na ocasião, "Os Provincianos" também representaram o Brasil em outros festivais menores, como o Cour Du Soir, em Cusset, tendo realizado uma belíssima apresentação em frente à um castelo milenar, no festival da cidade de Cosne D'Allier, e no festival de Saint-Laurent, em Blain, um dos mais antigos da Europa, com 136 edições realizadas em 2011.
"
Trabalhos
2004 – 1º lugar ENART
2005 – 3º lugar ENART
2005 – Melhor Coreografia de Saída ENART
2006 – 2º lugar ENART
2007 – 1º lugar ENART
2007 – Melhor Musical ENART
2008 – 4º lugar ENART
2008 – Melhor Coreografia de Entrada ENART
2008 – Melhor Coreografia de Saída ENART
2008- Melhor Musical ENART
2009 – 4º lugar ENART
2010 – 2º lugar ENART
2010 – Melhor Coreografia de Entrada ENART
2010 – Melhor Coreografia de Saída ENART
2011 – 1º lugar ENART
2012 – 1º lugar ENART
2012 – Melhor Musical ENART
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)