Dança em Rede

David Hallberg

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Canadá
  • Atividade: Principal bailarino no American Ballet Theatre

Histórico

Nascido em Rapid City, Dakota do Sul, David Hallberg iniciou seu treinamento formal de balé aos 13 anos com Kee Juan Han na Arizona Ballet School em Phoenix, onde estudou intensamente por quatro anos. Em 1999, ele foi aceito na Escola de Balé da Ópera de Paris, onde continuou seus estudos clássicos sob a direção de Claude Bessy, Jacques Namont e Gilbert Meyer.
;
; Hallberg participou do New York Summer Intensive do American Ballet Theatre em 1999 e 2000 e foi bolsista nacional de treinamento da ABT nos dois anos.
;
; Hallberg foi artista convidado de muitas companhias, incluindo o Royal Swedish Ballet, o Teatro Colon em Buenos Aires e o Ballet de Kiev. Ele dançou em galas de todo o mundo, do Japão ao Teatro Bolshoi em Moscou.
;
; Hallberg recebeu a bolsa Princess Grace Fellowship e o Chris Hellman Dance Award de 2002 a 2003. Ele recebeu uma indicação para o Prêmio Benois de la Danse em 2006 e ganhou o Prêmio Benois de la Danse em 2010.
;
; David Hallberg se juntou ao Bolshoi Ballet como um Premier Danseur em setembro de 2011, o primeiro americano a ingressar na empresa. Em 2017, seu livro de memórias A Body of Work: Dancing to the Edge and Back foi publicado pela Touchstone.
;
; As performances de Hallberg no American Ballet Theatre são patrocinadas por Avery e Andrew F. Barth e The Mathey Family.

Links

1289
X