Dança em Rede
Eliane Miranda Martins
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: MG
- Cidade de origem: Caratinga
- Atividade: Coordenadora
- Data de nascimento: 10/03/1981
Histórico
Trabalhos
Trilhas da Memória: Um caminho para a redescoberta histórica de Anchieta
Banzo
Bibliografia
Grupo Corpo: Análise em uma perspectiva nas esferas Locais e Globais da Urbanidade
Videografia
e o artigo publicado no 1º Encontro de Pesquisadores em Dança – UFBA: O Urbano e a Dança do Grupo Corpo: Breve Introdução, ambos Orientados por Solange Caldeira.
Em 2010, começou a atuar na Escola técnica de Teatro, Dança e Música FAFI, tendo a oportunidade de uma aproximação com os estudos da formação continuada, na Metodologia da Escuela Cubana de Ballet, com os Metodólogos Reinaldo Muniz e Nerdin Montenegro Alvarez.
No mesmo ano de 2010 o projeto, “Comunidade Quilombola do Buieié: Rememorando através da Dança Memórias Subterrâneas”, sai dos domínios acadêmicos e se transforma no projeto Rememorar, contemplado com o “Prêmio Anchieta Arte e Cultura” para a produção do espetáculo: “Trilhas da Memória: Um caminho para a redescoberta histórica de Anchieta”.
Este projeto trabalhou com os princípios da arte-educação, atuando nas escolas através de oficinas de dança-educação, além da apresentação do espetáculo de dança-teatro.
Trilhas da Memória propôs uma reflexão acerca do Patrimônio Cultural e da Cultura Local, com o objetivo de resignificar olhares e impressões sobre a cidade de Anchieta.
Em 20132014, entra na cia In Pares com Direção de Gil Mendes, atuando como preparadora Cênica Corporal e Bailarina na produção do espetáculo selecionado pelo edital de residência SECULT – BANZO, tendo como Coreógrafa Residente Cristina Castro.
Atividade atual – Atualmente trabalha na Escola técnica de Teatro, Dança e Música FAFI com o pensar e a prática da técnica “contemporânea” aplicada para crianças e adolescentes. Bailarina na Cia In Pares Vitória – ES, e Coordenadora do Projeto Rememorar na Cidade de Anchieta – ES.”