Dança em Rede

Eliane Miranda Martins

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: MG
  • Cidade de origem: Caratinga
  • Atividade: Coordenadora
  • Data de nascimento: 10/03/1981

Histórico

Bailarina, Bacharel e Licenciada em Dança, pela Universidade Federal de Viçosa. Ingressou na Universidade no ano de 2005, na quarta turma de Dança. Durante seus estudos no ano de 2006, aproximou-se do Projeto Corpo em Movimento, coordenado pela Solange Caldeira, (coreógrafa, diretora teatral, pesquisadora, doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 2002), com o Curso de Extensão Ateliê Coreográfico atuando como bailarina em projetos experimentais de concepção e criação em Dança, tais como: Fernando Pessoa: Não Sei quem me Sonho Concepção Gustavo Machado (20062007); Vexame Concepção Lili Mendes (2007); Os Efênteros: em sete cenas vomitadas Concepção Francisco Thiago Cavalcante (2007). No período da graduação (20052009) atuou no Programa Corpo Brinca Corpo Dança coordenado por Laura Pronsato ( doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Unicamp na área de concentração Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte" e do grupo de pesquisa LABORARTE (Laboratório de Estudo sobre o Ensino de Arte) com orientação da profa. Marcia Strazzacappa), com os projetos de extensão Do Jogo à Poética da Dança e “Comunidade Quilombola do Buieié: Rememorando através da Dança Memórias Subterrâneas”, na busca do fortalecimento da identidade cultural dos povos quilombolas. Em 2008 estagiou no Núcleo de Arte e Dança – setor Dança. Em 20082009 participou do Programa Gengibre - Grupo de estudo e pesquisa em processos criativos em dança contemporânea de matrizes brasileiras Hera Terrestre, Coordenado pela PROFa. Me. Carla Cristina Oliveira de Ávila, atuando como bailarino-intérprete-pesquisador no espetáculo Terra Preta. Finalizou a graduação em Julho de 2009, com o trabalho Monográfico

Trabalhos

Trilhas da Memória: Um caminho para a redescoberta histórica de Anchieta

Banzo

Bibliografia

Grupo Corpo: Análise em uma perspectiva nas esferas Locais e Globais da Urbanidade

Videografia

e o artigo publicado no 1º Encontro de Pesquisadores em Dança – UFBA: O Urbano e a Dança do Grupo Corpo: Breve Introdução, ambos Orientados por Solange Caldeira.

Em 2010, começou a atuar na Escola técnica de Teatro, Dança e Música FAFI, tendo a oportunidade de uma aproximação com os estudos da formação continuada, na Metodologia da Escuela Cubana de Ballet, com os Metodólogos Reinaldo Muniz e Nerdin Montenegro Alvarez.

No mesmo ano de 2010 o projeto, “Comunidade Quilombola do Buieié: Rememorando através da Dança Memórias Subterrâneas”, sai dos domínios acadêmicos e se transforma no projeto Rememorar, contemplado com o “Prêmio Anchieta Arte e Cultura” para a produção do espetáculo: “Trilhas da Memória: Um caminho para a redescoberta histórica de Anchieta”.

Este projeto trabalhou com os princípios da arte-educação, atuando nas escolas através de oficinas de dança-educação, além da apresentação do espetáculo de dança-teatro.

Trilhas da Memória propôs uma reflexão acerca do Patrimônio Cultural e da Cultura Local, com o objetivo de resignificar olhares e impressões sobre a cidade de Anchieta.

Em 20132014, entra na cia In Pares com Direção de Gil Mendes, atuando como preparadora Cênica Corporal e Bailarina na produção do espetáculo selecionado pelo edital de residência SECULT – BANZO, tendo como Coreógrafa Residente Cristina Castro.

Atividade atual – Atualmente trabalha na Escola técnica de Teatro, Dança e Música FAFI com o pensar e a prática da técnica “contemporânea” aplicada para crianças e adolescentes. Bailarina na Cia In Pares Vitória – ES, e Coordenadora do Projeto Rememorar na Cidade de Anchieta – ES.”

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2023)
X