Dança em Rede

Era Diaghilev

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: Rússia

Histórico

A sistematização histórica de estilos de dança depende de uma análise temporal que leve em consideração a progressão e a passagem de um estilo ao seguinte.
Este verbete trata de um dos doze estilos propostos pela seguinte classificação histórico-analítica, que não dá conta de todas as formas de dança cênica, mas oferece um panorama da formação da dança clássica e de sua modernização:
Dança na Corte – Dança de Corte – Ballet de Corte – Escola Clássica – Escola Romântica – Escola Acadêmica – Escola Neoclássica – Era Diaghilev – Primeira Geração Moderna – Segunda Geração Moderna – Fase de Transição: Moderno/Pós-Moderno – Dança Pós Moderna.



Serge Diaghilev foi um empresário das artes que organizou diversos trabalhos de divulgação da memória russa, em exposições, turnês de música e, finalmente, balé. Em 1909, ele convida Fokine para coreografar para sua companhia, os Ballets Russes, encomendando o que seria o primeiro balé russo, O Pássaro de Fogo, composto por Stravinsky a partir de estudos etnográficos de canções nativas russas.

Os Ballets Russes produzem a partir de então temporadas de dança que viajam o mundo, fazendo grande sucesso na França, Inglaterra e Estados Unidos, onde são uma das principais referências para o desenvolvimento da dança.

As primeiras temporadas tiveram coreografias de Fokine, como O Espectro da Rosa e Petruchka. Porém muito rapidamente, Fokine, que desejava reformar o Ballet, foi considerado clássico e conservador demais por seus pares, sendo substituído como coreógrafo pelo jovem Nijinsky, bailarino que fora revelado, sobretudo, dançando Fokine.

Nijinsky cria coreografias de impacto, que chocaram público e crítica, como A Tarde de Um Fauno e A Sagração da Primavera. O Coreógrafo propunha grande experimentação e renovação da dança, mas os caminhos da administração de Diaghilev de sua companhia eram bastante passionais e Nijinsky seria substituído em pouco tempo.

Léonide Massine é chamado para coreografar para a trupe, mas seus trabalhos continuam tendo como maior destaque a integração com outros artistas, como Picasso, Bakst e Cocteau.

Massine deixa a companhia em 1921, e Nijinska (irmã de Nijinsky) assume a coreografia até 1926, quando Balanchine se torna o Coreógrafo Principal. Dos trabalhos de Nijinska destacam-se Les Noces e O Trem Azul.

Balanchine encontra seu estilo destro dos Ballets Russes com a coreografia Apolo, também se destacando em sua breve carreira junto da companhia, O Baile e O Filho Pródigo, de 1929. Mesmo ano da morte de Diaghilev. Apesar das tentativas de Serge Lifar, a companhia não resistiu sem seu criador.

Experiência única na história da dança, os Ballets Russes de Diaghilev foram a principal companhia responsável pela divulgação das propostas de modernização da dança. Apesar da companhia ser russa, contar com diversos artistas de origem russa e buscar estrelas e coreógrafos dos teatros imperiais, suas temporadas eram realizadas no exterior.

O contato dos Ballets Russes reencaminhou o desenvolvimento da dança, principalmente na França, nos EUA e na Inglaterra, através, não de uma proposta de escola, ou de desenvolvimento de formas de ensino e criação de dança específicas e fechadas, mas através da divulgação das propostas e possibilidades de renovação e modernização da dança e da produção em dança.

O experimento de Diaghilev foi diversas vezes copiado, em tentativas de se reproduzir o fenômeno artístico e cultural que ele foi. Porém nunca alcançou o sucesso do original, que se mantém numa era histórica incomparável e imprecedente.

Referências

Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança e dos Estilos de Dança:

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
CAVRELL, Holly. Dando Corpo à História. (Doutorado em Artes, Unicamp)
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
DIAGHILEV, Serge. Mémoires.
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
ROCHELLE, Henrique. Estilos de Dança: uma proposta de revisão histórica. (Material de apoio didático desenvolvido durante o Programa de Estágio Docente das disciplinas de História da Dança. Instituto de Artes, Unicamp)
SORELL, Walter. Dance in Its Time



Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
21
X