Dança em Rede

Fernanda Ferreira de Oliveira

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: Piracicaba
  • Atividade: Bailarina
  • Data de nascimento: 28/09/1979

Histórico

Formação acadêmica: Formada em Pedagogia e especializada em Metodologia do ensino das artes.

Formação artística em dança: Meus estudos iniciaram em 1997 com dança moderna e jazz na 7&8 Cia de Dança (Piracicaba) dirigida por Marcos Tubero e Sônia Maria Braga. No ano seguinte- 1998- fui incentivada a entrar nas aulas de balé clássico com a professora Fernanda Gimenez e Pedro Puppo onde tive contato com a técnica Royal, Cubana e balés clássicos de repertório, nesse ano também comecei a fazer aulas de dança de rua com Marcos Tubero. De 1999 a 2002 experimentei várias técnicas ao mesmo tempo jazz, dança moderna, dança contemporânea, dança de rua, dança afro-brasileira e capoeira, e tive contato com diverso professores entre eles Mário Nascimento, Carlota Portela, Roseli Rodrigues, Penha de Souza, João Saldanha, Marcelo Círino, Ricardo Dias, grupo de capoeira Cativeiro e outros. Em 2003 fui convidada para trabalhar como interprete na In-pacto Cia de Dança (Piracicaba) dirigida por Greice Arthuso e Ana Neves num trabalho totalmente focado a dança contemporânea e FeldenKrais, permaneci lá até o ano de 2005, quando tive a oportunidade de fazer um estagio no Estudio Nova Dança (São Paulo) onde tive contato com o método de contato improvisação, contemporâneo, composição coreográfica, e profissionais como LU Favoretto, Luciana Bortoletto e Tica Lemos. Quando o estágio acaba no mesmo ano volto para Piracicaba e reinicio meus estudos em balé clássico com Ivana Vedemiatte e André Malusa (Saõ Paulo) e continuo a estudar contemporâneo, mas ai com outras influencias, a do jazz, com Roseli Rodrigues e Andréia Pivatto no Raça Cia de Dança (São Paulo) participei de diversas coreografia como interprete; neste mesmo ano inicio meus primeiros estudos como pesquisadora da dança contemporânea e também me especializo em Dança Criativa (Laban) . Já no ano de 2008 fui aprovada em uma audição pública para a CEDAN (Cia Estável de Dança-Piracicaba), dirigido por Camila Pupa onde permaneço lá até os dias atuais.
Minhas pesquisas: Como já mencionei em 2005 começo minhas primeiras pesquisas-advinda do pensamento Nova Dança- em dança contemporânea e crio juntamente com Vivian Trivelin a Luminares Arte do Corpo para compormos coreografias originais. Neste contexto busco diversas vertentes de estudos do corpo que se dialogavam, entre elas as abordegens somática (rolfing, polestar, feldenkrais, fisioball, Alexander), pilates, contato improvisação e principalmente Laban. Paralelamente com a dança eu também comecei a me dedicar à área educacional e vou trabalhar na rede Municipal de educação de Piracicaba como Professora de educação infantil e começo fazer pesquisas com bebês de 0 a 3 anos.
No ano de 2006 as pesquisas com a Luminares se materializam em uma composição coreografia original minha chamada “Amanheceu Magnitude” inspirada em sons primitivos da América latina. Bom no segundo momento eu senti uma necessidade de entendendo o trabalho de outras pessoas e fui fazer pesquisa com Luciana Bortoletto (Laban, ideokinesis, células coreográficas, M.M. Béziers, Klauss Vianna, Body Mind Centering/BMC) e Izabel Marques (Linguagens da dança e Laban) e a partir daí crio “Caminhos livres” numa composição coreográfica mais livre e fundamentada na pesquisa.
Mas foi no campo da educação que descobri o pesquisador Roberto Frabbetti (Itália) com teatro para bebês inspirando e dando sentido as minhas pesquisas com os bebês encontrando nas culturas infantis e nos poemas principalmente de Manoel de Barros e Mario Quintana a construção de um projeto maior “Quintal de barro, Barros de Quintana” uma montagem que integra dança contemporânea e declamações poéticas. Para poder embasar esta produção participei de vivencias de poéticas do/no corpo com Márcia Strazzacappa (UNICAMP).

Minhas participações em coreografias como interprete e coreografa: Dentre diversas as mais atuais:
2013
Coreografia: Cumplicidade- contemporâneo/coreografo: Edy Wilsom/Direção: Camila Pupa (ENDA/SP)
Coreografia: Três Movimento- Neo Clássicco/coreografo: Eduardo Bonnis/Direção:Camila Pupa (ENDA/SP)
2012
Coreografia: Fruto da Terra- contemporâneo/coreografo: Fernando Silva Direção Camila Pupa (Mapa Cultural Paulista/SP)
Espetáculo Quintal de barro Barros de Quintana- contemporâneo/ coreografa: Fernanda Ferreira/Direção: Fernanda Ferreira e Vivian Trivelin (SESI/SP).

Links

(Por SPCD | Pesquisa) 959
X