Dança em Rede
Giselle
- Categoria: Coreografias
- País de origem: França
- Cidade de origem: Paris
- Ano de criação: 1841
- Duração: 100
- Grupos de estreia: Ballet da Ópera de Paris
- Autores: Jean Coralli e Jules Perrot
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Remontagens:
American Ballet Theater
Ballet do Teatro Maryinsky
Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Bolshoi Ballet
Het National Ballet
La Scalla
Royal Ballet
Histórico
Sinopse
O Duque Albrecht, noivo de Bathilda, vai para o campo disfarçado para cortejar Giselle, uma jovem, que se encanta pelo nobre disfarçado, apesar dos avisos de Hilarion, um guarda-caça que a cortejava também, e da preocupação de sua mãe, que, sabendo que Giselle tinha uma saúde delicada, tinha medo de que um envolvimento amoroso lhe fizesse mal.
Chega ao vilarejo um grupo de nobres que estava caçando, entre eles, Bathilde, que se encanta com Giselle. Hilarion, que descobrira a mentira de Albrecht o desmascara em frente à noiva e Giselle. Giselle se desespera tem um colapso e morre nos braços de Albrecht.
No segundo ato, com a lua sobre o túmulo de Giselle, onde Hilarion lamenta a perda de sua amada, vemos a chegada das Willis, espíritos de mulheres traídas e que morreram antes de casarem, que, lideradas pela sua rainha, Myrtha, caçam homens pela floresta para fazê-los dançarem até a morte, vingando seus destinos. Elas assustam Hilarion, que foge, e trazem para o seu grupo o espírito de Giselle.
Quando Albrecht chega ao túmulo com flores, chorando sua culpa, o espírito de Giselle aparece para ele e o perdoa, mas quando as Willis voltam, Myrtha o proclama condenado, e ele deverá dançar até a morte. Giselle se esforça para atrasar a morte de seu amado e consegue detê-lo até o nascer do sol, quando as Willis precisam voltar para seus túmulos. Assim, Albrecht e Giselle escapam dos poderes das Willis, e a moça volta a descansar em paz.
Giselle é o maior fenômeno dentre os bales românticos. A partir do tema das Willis proposto por uma balada, o libreto foi escrito e aceito pela Ópera em três dias, a trilha sonora escrita em uma semana, o balé colocado imediatamente em ensaio e produção, estreando em pouquíssimo tempo. Diversos bailarinos retratam as personagens principais (tanto masculina quanto feminina) como os papéis mais complexos da dança clássica.
Bibliografia
Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança:
ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BALANCHINE, George; MASON, Francis. Complete Stories of the Great Ballets
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
CRAINE, Debra; MACKRELL, Judith. The Oxford Dictionary of Dance
DILS, Ann; ALBRIGHT, Ann Cooper. Moving History / Dancing Cultures: a dance history reader
FARO, Antonio Jose; SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Balé e Dança
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
SCHOLL, Tim. From Petipa to Balanchine
SORELL, Walter. Dance in Its Time
Videografia
http://youtu.be/Svz7JAh9qZw
http://youtu.be/3TM-jpysTOA
Links
Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
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