Dança em Rede
Grand Pas de Deux de Dom Quixote
- Categoria: Coreografias
- País de origem: Rússia
- Cidade de origem: Moscou
- Ano de criação: 1869
- Duração: 10
- Autores: Marius Petipa
-
Remontagens:
American Ballet Theatre
Royal Ballet
Bolshoi Ballet
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Kirov Ballet
São Paulo Companhia de Dança
Histórico
Marius Petipa (1818-1910) Criador de grande parte dos balés de repertorio como La Bayadè re, em 1877, A Bela Adormecida, em 1890, O Lago dos Cisnes, em 1895 e Raymonda, de 1898, Marius Petipa é considerado um dos maiores nomes da dança clássica e o principal responsável pela criação da técnica de balé russo, conhecida hoje no mundo inteiro. Foi mestre de grandes bailarinos como Vaslav Nijinsky, Ana Pavlova e Michel Fokine. Durante sua carreira teve grandes colaboradores, como Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840-1893).
Sinopse
O Grand Pas de Deux de Dom Quixote é o momento do casamento de Kitri e Basílio, personagens principais dessa obra. Dançado pelo mundo todo, esse duo representa um grande desafio para os intérpretes não só pela qualidade técnica, mas também pela interpretação.
Coreografado por Marius Petipa, o balé Dom Quixote é baseado num capítulo da famosa obra de Miguel de Cervantes, que narra as aventuras do barbeiro Basílio e seu amor por Kitri, a filha do taberneiro. O cavaleiro Quixote se apaixona por Kitri, confundindo-a com Dulcinéia, seu amor. Após aventurar-se pelo mundo em batalhas imaginárias contra ventos e moinhos, no último ato o protagonista celebra ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança o casamento entre os dois apaixonados.
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)