Grupo DanceAto

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: Diadema
  • Ano: 1999
  • Responsável: Ana Bottosso e Ton Carbones
  • Responsável cargo: Diretor
  • Telefone: (11) 9988-3827
  • Endereco: Rua Graciosa, 300
  • Bairro: Centro
  • E-mail: toncarbones@uol.com.br

Conteúdo

O grupo DanceAto surgiu no ano de 1999, em Diadema, a partir de uma oficina de dança-teatro voltada para a preparação corporal de atores, ministrada à comunidade pela Companhia de Danças de Diadema.

O interesse em manter um espaço de estudo regular de técnica e de criação em dança contemporânea e em dança-teatro, levou os participantes desta atividade a fundarem o grupo, o que fez com que adquirissem assim autonomia para também promover suas próprias produções.

Seus diretores são Ana Bottosso e Ton Carbones. Ana é intérprete, coreógrafa e professora de balé clássico e contemporâneo. Formou-se em 1989 pela PUC/SP em Ciências Sociais. No ano de 2001, assumiu a direção artística da Companhia de Danças de Diadema trabalhando ao lado de Ivonice Satie. Em 2003, assume definitivamente a direção geral da companhia e do Projeto de Formação e Difusão em Dança desenvolvido na comunidade local, ocupando a assessoria em dança no Departamento de Cultura do Município de Diadema. Também compõe o elenco da companhia como intérprete e é uma das responsáveis pela Associação Projeto Brasileiro de Dança.

Ton Carbones é ator, coreógrafo, bailarino e arte educador. Iniciou seus estudos em dança em 1999. Integrou a Cisne Negro II Companhia de Danças, Borelli Cia. de Dança e em 2005 passou a atuar na Companhia de Danças de Diadema, onde é bailarino, arte educador e assistente de direção. Também administra a Associação Projeto Brasileiro de Dança

Como consequência natural – principalmente em função da origem e formação de seus integrantes - um dos pontos mais marcantes do trabalho do DanceAto é a utilização da linguagem teatral em suas coreografias.

O teatro aplicado à dança provou ser um elemento enriquecedor no processo do trabalho coreográfico e no desenvolvimento dos próprios bailarinos. Embora o foco seja a dança, havendo uma forte preocupação com a qualidade dos movimentos propostos, o teatro aparece como um elemento de suporte à dramaturgia das expressões corporais.

Assim, o bailarino enfrenta neste processo um duplo desafio em esferas diferenciadas: na acuidade técnica para a execução da coreografia e na expressividade e emoção da sua dança, do seu movimento.

Videografia

http:// www.youtube.com/watch?v=47WBhUVjRKA - Arena

http:// www.youtube.com/watch?v=GJJn06R1Zbw - Sob o Teto de Isabel

http:// www.youtube.com/watch?v=GW4EBmQQKtM - Karoo

http:// www.youtube.com/watch?v=g5PRR3mnfIs - Quando Teu gosto Senti..."

Trabalhos

- Cinzas de um Tempo Qualquer, de Zezinho Alves (2013)

- Sob o Teto de Isabel, de Ton Carbones (2011);

- Arena, de Ana Bottosso (2009);

- A Estrela que Virou no Vento, de Ana Botto
X