Dança em Rede

Henrique Rochelle

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: Piracicaba
  • Atividade: Pesquisador
  • Atividade: Teórico de Dança
  • Data de nascimento: 06/01/1989

Histórico

Henrique Rochelle é pesquisador e teórico de dança. Cursa mestrado em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolve uma pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) acerca das possibilidades comunicativas da composição coreográfica, sob orientação da Profa. Dra. Cássia Navas.

Para suas pesquisas e outros trabalhos, teve contato com a Quasar Cia de Dança, Balé da Cidade de São Paulo, Ballet Stagium, Cisne Negro Cia de Dança, Déborah Colker, Márcia Milhazes Dança Contemporânea e São Paulo Companhia de Dança.

Pesquisa as áreas de Dramaturgia, Semiótica, Linguagem da Dança e Composição Coreográfica.

Acompanhou como monitor ou como estagiário (com responsabilidade por parte da carga docente) as disciplinas de História da Dança I, História da Dança II, História da Dança no Brasil e Educação Através da Arte, da Graduação em Dança da Unicamp.

Bibliografia

Currículo, Plataforma Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1107323244716605

Resumo do Artigo, VII Congresso da ABRACE:
http://www.portalabrace.org/1/index.php/81-encontros?start=4

No Corpo o Contágio das Palavras:
www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=43996


154

Trabalhos

Participou da equipe de pesquisa de registros do Balé da Cidade de São Paulo, visando à produção de pré-roteiros para a confecção dos DVDs de 45 Anos da companhia.

Foi Produtor Local do programa Dança – Encontros Notáveis (Série I) das Oficinas Culturais, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, realizado em Piracicaba / SP com o apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, que levou Deborah Colker, Henrique Rodovalho, Marika Gidali e Décio Otero para Workshops para bailarinos e Conversas com o público.

Foi Monitor dos cursos do módulo de Formação extensiva do PIRAPRODANÇA (Programa Anual de Dança de Piracicaba), da SEMAC, Secretaria Municipal da Ação Cultural, acompanhando e prestando assistência aos cursos de Flávio Sampaio e Claudia de Souza, entre outros ministrantes

Fez estágio de imersão com a companhia Cisne Negro, acompanhando as etapas finais de produção e apresentação da 25ª montagem anual da companhia do clássico O Quebra Nozes.

Apresentou trabalhos artísticos como autor, dramaturgo, diretor, diretor de arte, bailarino e ator ao longo de sua vida escolar e acadêmica em locais como o Teatro Municipal de Piracicaba, o Teatro do Centro de Convivência Cultural de Campinas, o Teatro do SESI Piracicaba, e o Cine-Teatro São Pedro.
X