Dança em Rede
In The Middle Somewhat Elevated
- Categoria: Coreografias
- País de origem: França
- Cidade de origem: Paris
- Grupos de estreia: Ballet Ópera de Paris
- Autores: William Forsythe
-
Remontagens:
Ópera de Paris
California Ballet
Kirov Ballet
San Francisco Ballet
Boston Ballet
The Australian Ballet
São Paulo Companhia de Dança
Histórico
Sinopse
Encomendada por Rudolf Nureyev em 1987 para o Ballet Ópera de Paris, In the Midlle, Somewhat Elevated (No Meio, Um Pouco Acima) é uma peça de William Forsythe baseada na percepção da velocidade – rapidez e lentidão. O coreógrafo se vale da linguagem da dança clássica para “escrever histórias de hoje”. In The Middle utiliza a forma tradicional de composição de um tema e suas variações, ou seja, Forsythe cria uma frase que se desenvolve, evolui e se transforma no corpo de cada bailarino.
Uma bailarina dança o tema de abertura e aciona progressivamente um número crescente de outros intérpretes até que o conjunto se complete com nove pessoas: seis mulheres e três homens. A música de Thom Willems apresenta acelerações e ralentamentos que dialogam com a coreografia; tanto os bailarinos quanto os espectadores são pegos de surpresa por turbulências que a peça apresenta em diferentes momentos.
Para o cenário, o coreógrafo havia pensado em vários objetos cotidianos dourados, pendurados por fios invisíveis. Dessa ideia inicial, optou pela síntese, traduzida por duas cerejas, que ganharam um significado simbólico: dois pequenos espelhos que refletem a sala de espetáculos. O título da obra se refere a essas duas cerejas no meio, um pouco elevadas, na cena. A São Paulo Companhia de Dança é a primeira companhia na América Latina a ter uma obra de Forsythe em seu repertório.
Videografia
Links
(Pesquisa SPCD) 11