Dança em Rede

Laurita Castro

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Atividade: Coreógrafa
  • Atividade: flamenco
  • Atividade: professora de dança espanhola
  • Data de nascimento: 14/10/1926

Histórico

Iniciou desde a infância os estudos básicos de Dança Espanhola, tendo como professora sua mãe, a cantora e bailarina flamenca Dolores Coesta, nascida em Almería (província de Andaluzia, na Espanha).

Criada em meio a cultura espanhola, Laurita adquiriu uma concepção artística orientada para os preceitos e elementos sociais dos andaluzes, e principalmente dos ciganos que se instalaram no sul da Espanha e que participaram da formação da cultura flamenca.

Estudou balé clássico no Teatro Municipal de São Paulo com Vaslav Weltchek e piano no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Aprendeu flamenco com os professores Carretilla, Gloria Barra o cantor Angelillo. Estudou também com Carmen Amaya, maior bailarina espanhola de flamenco, em sua única temporada no Brasil.

Aos 16 anos começou a lecionar dança espanhola, tendo entre seus alunos David Dupré, então dirigente do Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Dupré se tornou seu parceiro na dança flamenca, ou pareja de baile, em espanhol.

Em 1973 esteve em Madrid e Sevilha, onde conheceu as novas tendências do Flamenco que ali se apresentavam. A partir de então dedicou-se a desenvolver um estilo próprio, sem perder os elementos do flamenco tradicional, na linha dos grandes mestres Antonio Gades e Cristina Hoyos, traduzidos mundialmente na trilogia de filmes de Carlos Saura: "Bodas de Sangre", "Carmen" e "Amor Brujo".

Em 1984, passa a oferecer cursos regulares de Dança Espanhola no Teatro Brasileiro de Comédia, na academia dirigida pela atriz, bailarina e coreógrafa Clarisse Abujamra, onde reuniu alunos que além de conhecimento da técnica flamenca, possuíam também formação clássica, moderna e teatral, coreografando para este grupo.

Paralelamente, ministrou cursos avulsos nas academias Joyce Ballet, Cisne Negro e Steps. Nesse locais, teve como alunos bailarinos e coreógrafos como Sonia Mota, Val Folly, KikaSampaio, Cláudia de Souza, Eder Cardoso e Guilherme Lemos.

Em 1986, a convite de Antonio Fagundes e Clarisse Abujamra, participou da montagem da peça “Carmen com Filtro”, dirigida por Gerald Thomas, sendo este seu primeiro trabalho no Teatro como professora, coreógrafa e orientadora cultural de flamenco. O trabalho se traduziu basicamente em muitas aulas dadas aos atores e atrizes do elenco, consistindo em: técnicas de sapateado espanhol (taconeo), postura do corpo, braços e mãos.

Coreografou para a atriz Clarisse Abujamra (no papel de Carmen), a Dança da Taberna

Bibliografia

nessa coreografia imprimiu um clima envolvente de paixão, mistério e sensualidade, o qual foi excepcionalmente interpretado pela atriz. Outro ponto forte da coreografia foi o manuseio da capa de Toureiro.

Na trilha sonora da peça, Laurita gravou as castanholas para a cena final da morte de “Carmen”, reproduzida posteriormente em disco. O trabalho teve grande êxito na Europa e Estados Unidos, onde recebeu elogios da crítica especializada.

Em 1987, a convite de Flávia Goldestein e Tuni Dualibi, diretoras da Academia “Gimnasium – Corpo e Movimento”, Laurita transfere seus alunos para este espaço, onde definitivamente profissionaliza seu grupo.

A partir de 1989, começa a montar as coreografias com músicas ao vivo com os Guitarristas Pedro de Jaén e Fernando de La Rua, e o cantor espanhol Enrique Alonso, obedecendo à estrutura original de temas aflamencados e do “Baile Tradicional Flamenco”.

Em 1989 foi convidada por Gerald Thomas, para coreografar “Carmen com Filtro II”, sob uma nova concepção. Trabalhou intensamente com a atriz Beth Coelho, no papel de Carmen, com novas coreografias, entre as quais estava “Pelea Gitana”.

Entre 1989 e 1990, intensificou a atuação do Grupo Flamenco Laurita Castro, trabalhando com cantores flamenco como Enrique España, Mario Vargas, Kique Valência, Blanquita Serrano. Dirigiu apresentações juntamente com sua filha Yara Castro e seu genro Fernando de La Rua.

Em 1990, ingressou paralelamente em outras atividades na Sociedade Hispano Brasileira de Socorros Mútuos, dando aulas e dirigindo o grupo El Rocio composto por filhos de espanhóis.

Em 1991 viaja par a Espanha buscando aperfeiçoamento na concepção coreográfica do baile flamenco. Assistiu diversos espetáculos, entre eles Sueños Flamencos, de Cristina Hoyos, e visitou a Fundación Andaluza del Flamenco.

Em 1993 Laurita é convidada pelo bailarino e coreógrafo espanhol Pepe de Córdoba, radicado no Brasil, a dar aulas no Centro Flamenco Pepe de Córdoba.

Em 1998, abre o seu próprio Estúdio, com o nome de Espaço Flamenco Yara Castro, uma homenagem a sua filha, a bailarina, coreógrafa e professora de flamenco Yara Castro.

Com a assistência de Yara Castro e de Fernando de La Rua, desenvolve pesquisa sobre os ritmos que compõem o flamenco.
"

Videografia

http://www.revistadedanca.com.br/legado.php?id=11