Dança em Rede

Leonel Brum

  • Data de nascimento: 15/02/1958

Histórico

Leonel Brum é doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ (2012) com a tese “Videodança: uma escrita cênica da dança”.

Também é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2001) com a dissertação “Modelo de Comunicação: a dança contemporânea carioca dos anos noventa” e possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (1993), no Rio de Janeiro.

Desde 2010, é professor dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança do ICA/UFC (Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará), e coordenador do Midiadança: laboratório de dança e multimídia, do ICA/UFC.

Foi professor do Curso de Pós-Graduação em Dança UniverCidade (2005 a 2006) e do curso de Graduação em Dança do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, (2002 a 2003).

Trabalhos

-Atuou como bailarino e orientador corporal do Grupo de Artes Ilê-Ofé (1983 a 1989), de dança afro-brasileira.
-Foi diretor fundador do Grupo Teatro do Corpo (1990 a 1992), de dança e teatro.
- Participou como curador convidado do DançAtiva (1999), realização IBM/Unibanco.

-Ê um dos diretores fundadores do dança em foco Festival Internacional de Vídeo e Dança (desde 2003). Foi diretor, idealizador e fundador dos festivais Dança Criança (2006 a 2008), patrocinado pela CEF - Caixa Econômica Federal e Dança Brasil (1997 a 2004), patrocinado pelo CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil. Ê um dos diretores fundadores do PODfest – Festival Internacional de Poéticas Digitais com estreia programada para o segundo semestre de 2014.

-Fez parte da curadoria, juntamente com a pesquisadora Beatriz Cerbino, da exposição Rio Dança – Os passos da dança carioca (2012), patrocinada pela SMC – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

-Foi um dos realizadores dos projetos de extensão Memória Viva e Conexões Estéticas, ambos apoiados pelo MEC – Ministério da Educação e Cultura em 2012, realizados em Fortaleza / CE.

-Recentemente elaborou, juntamente com Beatriz Cerbino, um catálogo sobre memória da dança carioca cobrindo desde o período de 1936 até os dias atuais, Prêmio do Edital FADA – Fundo de Apoio à Dança da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

-Foi relações públicas voluntário do PEM - Programa Educação pelo Movimento e do CAMP – Cidade de Deus/RJ e coordenador artístico e pedagógico do Núcleo de Dança-Teatro Klaus Vetter, da comunidade do Jacarezinho/RJ.

-Ê autor de livros e diversos artigos publicados sobre história da dança, videodança e gestão cultural em dança.

Bibliografia

-BRUM, Leonel e CERBINO, Beatriz. Movimentos da Dança Carioca. Companhias e grupos de 1936 a 2013. Rio de Janeiro: Jauá Editora, 2013.

-BRUM, Leonel e CALDAS, Paulo (org.). dança em foco: Ensaios Contemporâneos da Videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.

-BONITO, Eduardo; BRUM, Leonel; CALDAS, Paulo, LEVY, Regina (org.). dança em foco: entre imagem e movimento v. 3. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2008.

-BONITO, Eduardo; BRUM, Leonel; CALDAS, Paulo, LEVY, Regina (org.). dança em foco v. 2: Videodança. Rio de Janeiro: Oi Futuro, 2007.

-BONITO, Eduardo; BRUM, Leonel; CALDAS, Paulo, LEVY, Regina (org.). dança em foco v. 1: Dança e tecnologia. Rio de Janeiro: Instituto Telemar, 2006.

-BRUM, Leonel. Ruth Lima, a bailarina alada. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2002 (Biografia).

-BRUM, Leonel. O trio paulista: Arthur Ferreira, Johnny Franklin e David Dupré. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2002 (Biografias).

Links

X