Dança em Rede

Locking

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: EUA

Histórico

Fonte da foto: https://lockingbrasil.wixsite.com/locking/blank

Fonte da foto: https://lockingbrasil.wixsite.com/locking/blank
 
funk é um gênero musical que surgiu no sul dos Estados Unidos, nos anos 1960, resultado da combinação de vários ritmos negros populares naquele país, como o blues, o gospel, o jazz e o soul. O músico James Brown (1933-2006) é considerado um de seus precursores.

locking, por sua vez, surgiu na década de 1960, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que, em 1972, formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história, fortemente inspirado pela música funk.

Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Lockers, existia um passo de funk chamado funky chicken, uma dança social - algo como funk da galinha – que foi difundido junto à música de Ruffus Thomas – Do the funky chicken. Essa dança social incentivou Don a criar o primeiro passo desta dança. Muitos outros códigos foram adicionados com movimentos de braços minuciosos, usando os cotovelos, as mãos e os dedos e, é claro, muito funk no corpo como um todo. Os cinco passos básicos do locking são: point, pace, wrist roll, clap e lock. Em todos os estilos de dança, saber os fundamentos é importante, mas no locking isso é primordial, pois só assim você entenderá a verdadeira forma desta dança e a combinação dos passos básicos faz cada dança ser única.

O The Lockers apresentou-se muito no programa Soul Train, de uma TV norte-americana, também fizeram shows com James Brown, Pariament, Frank Sinatra, Funkadelie, e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo. Apesar de Don Campbell ser o criador, outros dançarinos deram sua contribuição para o locking, como Scooby-Doo e Skeeter Rabbit, que criaram passos que levam seus nomes. Foi no programa Soul Train, no quadro: Soul Train Line que surgiram as primeiras danças sociais da década de 1960 e, posteriormente, o locking.

Referências

Discípulos do Ritmo / 20 anos
São Paulo / 2019 / Duração: 46 minutos / Direção - Renan Torres /
https://www.youtube.com/watch?v=fNALE9kx1yo&feature=youtu.be

https://lockingbrasil.wixsite.com/locking/blank

Bibliografia

(Igor Gasparini | Pesquisa SPCD)

X