Dança em Rede

Luanna Gondim

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Recife

Histórico

Atividade atual: Bailarina solista do Perm Opera Ballet Theatre

 

Luanna Gondim. Foto: Divulgação
Luanna Gondim. Foto: Divulgação
Luanna Gondim, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Foto: Fernando Barros | Divulgação
Luanna Gondim, Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Foto: Fernando Barros | Divulgação
Luanna Gondim, O Quebra-Nozes, Perm Opera Ballet Theatre. Foto: Divulgação
Luanna Gondim, O Quebra-Nozes, Perm Opera Ballet Theatre. Foto: Divulgação

Biografia

Luanna Gondim começou a fazer ballet aos 7 anos, na escola onde estudava. Depois ingressou na Academia Fátima Freitas, em Recife, sua cidade natal. Em 2011, entrou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e se formou na turma de 2016. Em seguida, ingressou na Cia Jovem Bolshoi Brasil, onde ficou por dois anos. Desde 2018, é solista do Perm Opera Ballet Theatre.

Em 2015, foi selecionada entre as alunas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e participou da turnê brasileira do Bolshoi Ballet.

Recebeu prêmio especial e prêmio do júri da imprensa no XV Russian Open Ballet Competition, Arabesque 2018. 
 

Principais trabalhos

No Perm Opera Ballet Theatre, seus trabalhos principais foram Gamzatti em La Bayadère (1877), de Marius Petipa (1818-1910); Dançarina de rua em Dom Quixote (2004), de Juliana Malkhasyants depois de Marius Petipa (1818-1910) e Alexander Gorsky (1871-1924); Giselle em Giselle (1959), de Tatyana Legat depois de Marius Petipa (1818-1910), Jean Coralli (1779-1854) e Jules Perrot (1810-1892); Irina em Winter Dreams (1991), de Kenneth MacMillan (1920-1992); Olympiad Prisyadkina em Cinderela (2016), de Alexei Miroshnichenko; Solista em When the Snow was Falling (2014), de Douglas Lee; Bailarina em The Concert (1956), de Jerome Robbins (1918-1998); Gulnara em O Corsário (2014), de Vasily Medvedev depois de Marius Petipa (1818-1910); Julieta em Romeu e Julieta (1964), de Kenneth MacMillan (1920-1992); Pas de deux em Rubis (1967), de George Balanchine (1904-1983); Mazurka No.4 e Valsa No.7 em Chopiniana (1908), de Michel Fokine (1888-1942); e Dança Italiana em O Quebra-Nozes (1943), de Vasily Vainonen (1901-1964).

 

Bibliografia

(Cássia Pires | Pesquisa SPCD)

Videografia

Dueto, Dentrodemim, Arabesque 2018
<https://www.youtube.com/watch?v=6vyiE2BkO-U>

Grand pas de deux de O Quebra-Nozes, Arabesque 2018
<https://www.youtube.com/watch?v=r1HM_hUJNyQ>

Final de Giselle, Perm Opera Ballet Theatre
<https://www.youtube.com/watch?v=qw0D-oyfXZ0>

Variação e coda Pas d'esclave, O corsário, Perm Opera Ballet Theatre
<https://www.instagram.com/p/B6V6AsyAE-5/>