Dança em Rede

Luis Ribagorda

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: EUA
  • Atividade: Corpo de baile do American Ballet Theatre

Histórico

Nascido em Madri, Espanha, Luis Ribagorda iniciou sua formação em dança aos sete anos de idade no Real Conservatório Profissional de Danza de Madri, onde estudou dança e música clássica, contemporânea e espanhola com renomados professores de dança como Victor Alvarez e Lázaro Carreño.
; Em maio de 2001, Ribagorda participou do Concurso Castellón, onde ganhou duas bolsas de estudo para estudar com a Companhia Nacional de Danza 2 e o Nederlands Dans Theater II. Em dezembro daquele ano, ele ganhou o primeiro prêmio na Categoria Júnior no Concurso Internacional de Dança de Zaragoza.
; Nos verões de 2001 e 2002, Ribagorda foi escolhido para aparecer no Europa Dance Project onde desempenhou papéis em Allegro Brillante de George Balanchine  , New Sleep deWilliam Forsythe  , Petrouchka Variations de John Neumeier  , bem como Petrouchka de Michel Fokine  , Canções de Wayfarer, de Jiří Kylián,   e Raymonda e  Dom Quixote, de Marius Petipa  .
; Em novembro de 2002, ele participou do Concurso Internacional de Dança Roseta Mauri em Reus, na Espanha, ganhando uma bolsa de estudos para a Royal Ballet School.
; Ribagorda se juntou ao Boston Ballet em 2003 como membro do corpo de baile. Seu repertório na companhia incluiu papéis de solista em Don Quixote, Stars e Stripes, The Nutcracker, Drink to Me Only Thine Eyes e O Lago dos Cisnes.
; Ribogorda ingressou no American Ballet Theater como membro do corpo de baile em agosto de 2004.

Links

1303
X