Dança em Rede

Luz

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Paracuru
  • Ano de criação: 2009
  • Grupos de estreia: Companhia de Dança de Paracuru
  • Autores: Ivaldo Mendonça

Histórico

Ivaldo Mendonça é coreógrafo, bailarino e professor na cidade de Recife. Integrou o elenco da Companhia dos Homens como bailarino, na década de 1990. Mudou-se para a região Sudeste, onde atuou no elenco do Balé de Diadema (SP) e na Cia de Dança Débora Colker (RJ). Em 2002, retorna a Recife e, além de ministrar aulas de dança para alguns grupos da cidade, atua como coreógrafo convidado da Icógnum, da Vias da Dança e da Compassos Cia de Danças. Também desenvolve um trabalho como artista independente na cidade.

Sinopse

Composto por dois fragmentos Mulheres e Dois Pontos, o espetáculo Luz revela anseios da modernidade, como o preconceito, a solidão, as relações interpessoais tempestuosas na adolescência e a paixão intensa e fugaz nos “tempos do fica”. O espetáculo é composto a partir de pesquisa corporal que revela um corpo tipicamente nordestino, realizado a partir de folguedos regionais como a capoeira, o coco e o frevo, desconstruídos e transformados em movimentos contemporâneos.
O espetáculo foi selecionado no II Edital Mecenas do Ceará, da Secretaria de Cultura do Estado, na categoria Circulação. Assim, a companhia realizou 21 apresentações, em 11 municípios: Paracuru e Fortaleza (CE), Mossoró e Natal (RN), Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL), Teresina (PI), São Luis (MA), Belém (PA) e Macapá (AP).

Ficha técnica
Direção: Flávio Sampaio
Concepção e coreografia: Ivaldo Mendonça
Produção executiva: Paulo Victor Feitosa
Ensaios: Adriano Araújo
Iluminação: Walter Façanha
Coordenação técnica: Eduardo Teixeira e Fábio Oliveira
Figurinos: Ivaldo Mendonça e Flávio Sampaio
Bailarinos: Alexandre Santiago, Jamerson Renan, Lairton Freitas, Miliane Moura, Rochele Conde, Wanderson de Sousa, Natanny Dheinny, Joab Tafarel
Comunicação: Rodrigo de Oliveira
X