Dança em Rede

Marco Spada ou La Fille du Bandit

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: França
  • Cidade de origem: Paris
  • Ano de criação: 1857
  • Grupos de estreia: Ópera de Paris
  • Autores: Coreógrafo: Joseph Mazilier

Histórico

David Hallberg como Marco Spada, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

David Hallberg como Marco Spada, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Anastasia Stashkevich como Angela, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Anastasia Stashkevich como Angela, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Olga Smirnova como marquesa Sampietri e Semyon Chudin como príncipe Frederici, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Olga Smirnova como marquesa Sampietri e Semyon Chudin como príncipe Frederici, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Maria Vinogradova como marquesa Sampietri e Denis Medvedev como conde Pepinelli, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Maria Vinogradova como marquesa Sampietri e Denis Medvedev como conde Pepinelli, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Marco Spada, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Marco Spada, Bolshoi Ballet. Foto: Damir Yusupov | Divulgação

Mini Biografia do Coreógrafo

Joseph Mazilier (1801-1868) nasceu em Marselha, na França. Ele foi bailarino, maître de ballet e coreógrafo. Como bailarino, foi o primeiro a dançar James, de La Sylphide (1832), com Marie Taglioni (1804-1884). Como maître de ballet, trabalhou na Ópera de Paris entre 1838 e 1851, depois no Imperial Ballet (Kirov Ballet/Mariinsky Ballet) entre 1851 e 1852, voltando a Ópera de Paris onde ficou até 1857. Coreografou diversas obras, sendo as mais conhecidas Paquita (1846) e O corsário (1856). Faleceu em Paris, na França.

 

Principais remontagens

A coreografia original de Joseph Mazilier (1801-1868) se perdeu, as remontagens são da coreografia de Pierre Lacotte, de 1981. São elas do Teatro dell'Opera de Roma, Ópera de Paris e Bolshoi Ballet.

Bibliografia

(Cássia Pires | Pesquisa SPCD)

Videografia

Em DVD

Marco Spada, Teatro dell'Opera di Roma, com Rudolf Nureyev e Ghislaine Thermar, 1982.
Marco Spada, Bolshoi Ballet, com David Hallberg, Evgenia Obraztsova e Olga Smirnova, 2013.

Na internet
Vários trechos dançados por Rudolf Nureyev, Marco Spada, Opera di Roma, 1982
<https://www.youtube.com/watch?v=U6PsFYuFCLQ>
Grand pas de deux, Marco Spada, Rudolf Nureyev e Ghislaine Thermar, Opera di Roma, 1982
<https://www.youtube.com/watch?v=ZX_6YeuSzKs>
Variação de Angela, Marco Spada, Evgenia Obraztsova, Bolshoi Ballet, 2014
<https://www.facebook.com/watch/?v=666886147407044>
Ensaio de Marco Spada com presença de Pierre Lacotte, Bolshoi Ballet, 2013
<https://www.youtube.com/watch?v=Lk44bV57nuc>

Sinopse

Marco Spada (1857) é um ballet de três atos com coreografia de Joseph Mazilier (1801-1868) e música de Daniel-François-Esprit Auber (1782-1871), adaptada de sua ópera de mesmo nome. O libreto foi escrito por Eugène Scribe (1791-1861). O original se perdeu, a sinopse é baseada na versão de Pierre Lacotte, de 1981.
Marco Spada é um bandido conhecido na cidade, mas apenas de nome: todos já ouviram os rumores a respeito de seus assaltos, mas ninguém nunca o viu.
Depois de uma celebração de casamento, os camponeses reclamam ao governador de Roma sobre os roubos cometidos por Marco Spada. Com a chegada do conde Pepinelli e o regimento de soldados, Marco Spada aproveita para esvaziar os bolsos de todos sem ser visto e despejar os pertences em frei Borromeo. Quando percebem, há uma consternação geral.
O conde Pepinelli está apaixonado pela marquesa Sampietri, filha do governador. No entanto, ela está noiva do príncipe Frederici. Em uma caminhada na montanha, o conde, a marquesa e o governador se perdem e acabam chegando ao refúgio de Marco Spada. A sua filha, Angela, não sabe das atividades do pai. Os cúmplices de Spada aparecem, enchem o local com pertences roubados e desaparecem sem serem vistos. O conde alerta Spada que sua casa foi invadida por bandidos, sem saber que estava falando com o chefe da quadrilha.
O governador convida Marco Spada e Angela para um baile. O príncipe se interessa por Angela e, no momento de pedi-la em casamento, todos são roubados. O frei avisa que reconhecerá o ladrão e aponta para Spada. Nesse momento, cai uma moeda de Angela e ela revela sua identidade, por isso, não pode se casar com o príncipe. Enfurecido, ele anuncia o seu noivado com a marquesa.
Agora, a tristeza é do conde, que novamente se declara à marquesa. No entanto, decidida a se casar com o príncipe, ela está vestida de noiva. Nesse momento, bandidos aparecem e sequestram o conde e a marquesa.
Rodeado pelos seus companheiros, Spada vê sua filha vestida de bandido. Frei Borromeo é forçado a casar a marquesa e o conde. O regimento é ouvido a distância. Os bandidos resolvem se esconder, levando o conde e o governador junto. Angela intervém e salva a vida de todos. Ouvem-se tiros e Spada é ferido. Antes de morrer, ele diz que Angela não é sua filha. Essa mentira a salva da prisão e a deixa livre para casar com o príncipe.

X