Dança em Rede

Maria Paula Costa Rêgo

  • Data de nascimento: 01/07/1963

Histórico

Maria Paula Costa Rêgo começa a dançar aos 8 anos em sua escola regular com um método inspirado nos ensinamentos da argentina Maria Fux, que priorizava a expressão corporal.

Em 1982, é admitida no curso de Educação Artística, com habilitação em Teatro, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A amizade com Mariana Suassuna, filha do artista e gestor cultural Ariano Suassuna, a leva a integrar o Balé Popular do Recife, grupo de dança que ele ajudara a fundar em 1977.

A partir dessa experiência, ela cria a Companhia Apsaras, na qual começa a investigar uma dança baseada nos folguedos populares nordestinos.

Em 1988, cursa uma pós-graduação em coreografia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e entra em contato com o Grupo Odundê, de Conceição Castro, que partilha suas mesmas ambições artísticas.

De volta a Recife, junta-se a integrantes da então recém-criada escola Cais do Corpo e retoma suas pesquisas.

O casamento com o iluminador francês Luc Petit a leva a se mudar para a França em 1989, o que a obriga a dar um intervalo em seu trabalho na dança. Sem um diploma reconhecido pelas instituições locais, ela decide estudar Licenciatura em Dança na Universidade Paris 8. Em paralelo, aprimora sua formação técnica em dança com Laura Proença (bailarina do Ballet Béjart Lausanne).

Em 1992, entra para o grupo de teatro de rua Les Passagers, por meio do qual realiza intervenções de dança na vertical. Dois anos depois, já coreografa para a companhia.

Em 1997 retorna da França, vindo a se estabelecer apenas no ano 2000 em Recife, onde entra novamente em contato com Ariano Suassuna, então Secretário de Cultura do Estado. Com ele, funda o Grupo Grial, voltado à pesquisa de uma linguagem contemporânea de dança a partir da cultura popular.

Com a nova companhia, passa a desenvolver um trabalho continuado como coreógrafa, sendo responsável pela criação de todos os espetáculos do grupo, como A Demanda do Graal Dançado" (1997), “Auto do Estudante que se Vendeu ao Diabo” (1999)

Trabalhos

A Demanda do Graal Dançado (1997)

"Auto do Estudante que Se Vendeu ao Diabo" (1999)

"As Visagens de Quaderna ao Sol do Reino Encoberto" (2000)

"Uma Mulher Vestida de Sol - Romeu e Julieta" (2002)

"Folheto V - Hemisfério Sol" (2003)

"O Pasto Iluminado" (2004) - criação para o Ateliê Coreográfico (BA) onde alguns integrantes do Grupo Grial participaram.

"Brincadeira de Mulato" (2005)

"Ilha Brasil - Vertigem" (2006)

"Castanho sua Cor" (2007)

"A Barca" (2010)

"Travessia" (2011)

"Terra" (2013)"

Bibliografia

“As Visagens de Quaderna ao Sol do Reino Encoberto” (2000)

Videografia

"Uma Mulher Vestida de Sol - Romeu e Julieta" (2002)

Links

“Hemisfério Sol” (2003)
X