Dança em Rede

Parabach – peça para 6 bailarinos

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: Brasil
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Ano de criação: 2013
  • Grupos de estreia: Paracuru Companhia de Dança
  • Autores: Claudio Bernardo

Histórico

Claudio Bernardo nasceu em Fortaleza em 1964, onde começou a estudar dança aos 15 anos. Após fazer parte da Companhia Victor Navarro, ele decidiu fazer carreira na Europa. Lá integrou, primeiramente, a Escola de Maurice Béjart, local em que deu seus primeiros passos na coreografia. Já em 1989, seu espetáculo Usdum foi condecorado com o prêmio SADC do Festival Bruxelles Central. Em 1995, fundou sua própria companhia na Bélgica, As Palavras – Companhia Cláudio Bernardo, onde nunca parou de criar peças coreográficas, assim como continuou a compartilhar seus conhecimentos e experiências através de workshops e oficinas.

Sinopse

Parabach - peça para seis bailarinos é composta em torno de quatro concertos para piano de Bach. A peça é assinada pelo coreógrafo Claudio Bernardo, cearense radicado na Bélgica.

Claudio Bernardo pensou, inicialmente, em remontar outros dois espetáculos: Vas (sobre as mulheres da vida do cineasta italiano Pier Paolo Pasolini) e Scaryfaces (um duo que retrata os jogos de sedução), ambos do repertório de sua companhia belga, As Palavras. Mas a ideia tomou outro rumo. “Decidi optar por não retomar os espetáculos, mas pegar elementos da obra do Pasolini e alimentar essa nova criação”, explica Bernardo, em entrevista ao jornal O Povo.

Para criar Parabach, Bernardo uniu a história da companhia às músicas do alemão Johann Sebastian Bach, tocadas pelo pianista canadense Glenn Gould. O trabalho contou com a ajuda de Anne-Cécile Massoni e Matteo Moles, de As Palavras, além de Jocasta de Castro e Eduardo Teixeira, bailarinos formados pela Escola de Dança de Paracuru.

Com o espetáculo, a Paracuru Cia de Dança seguiu em turnê internacional, celebrando seus 10 anos de história. O roteiro seguiu por Argentina, Costa Rica, Uruguai, Colômbia, Cuba e Panamá.
X