Dança em Rede
Revista Ajeum
Histórico
Revista Ajeum | Foto: Raoni Reis
A proposta de criação e publicação da revista parte da necessidade em se criar memórias para as narrativas onde a arte negra engajada, na prática e corporeidade contemporânea, reivindica presenças na cena da dança, tanto em São Paulo, Brasil, como no mundo.
É cartografar a trajetória de pesquisa onde o artista Djalma Moura vem se debruçando em suas investidas poéticas e políticas a fim de repensar outros mundos e aguçar a necessidade de agir também pelos imaginários em que o corpo negro, periférico, pobre, se mostra capaz de materializar memórias de futuro, trocando com os presentes nesse mundo, pedindo licença aos mais velhos e ancestrais, por fim, deixando registrada suas insistências para os que virão.
Como forma de registrar nossos fazeres, bem como dar a ver e enaltecer os artistas que desenvolvem processos em danças a partir das negritudes e suas manifestações na contemporaneidade, a Revista AJEUM surge em sua primeira edição lançada em 2019 documentando o processo da trilogia criada pelo Núcleo Ajeum. Estratégia essa de criar nossas memórias de futuro.