Dança em Rede

Tania Mara Silva

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: MG
  • Cidade de origem: Belo Horizonte
  • Data de nascimento: 15/01/1954

Histórico

Biografia:
Atualmente, dedica-se à formação, ensino e pesquisa como professora de Estudos Corporais nos Cursos de Graduação em Teatro (iniciado em 2001)e Licenciatura em Dança (desde 2010) da Escola de Belas Artes – UFMG.

Tânia Mara Silva é artista plástica, bailarina, coreógrafa, pesquisadora. Ê natural de Belo Horizonteedesde cedo demonstrou interesse e dedicação às Artes – Pintura e Dança. Foi aluna do pintor realista Frederico Bracher Jr (1971-1981) egraduou-se na Escola de Belas Artes/UFMG (1981; 1997; 2004). Iniciouseus estudos de dança em 1970no Studio Anna Pavlova, Direção Geral de Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, BH/MG, completando seus estudos com Mrs. Beverly Payne,na Califórnia/USA (1973-74; 1979). A artista exerceu as funções de Bailarina e Ensaidora(1976-1988) nos Grupos Profissionais:Baleteatro Minas, ELO Ballet de Câmara Contemporâneo, CAMALEÃO (BH/MG), Central Valley Dance Company (CA/USA). O balé “Trindade” de LuisArrieta foi criado para o trio Tânia Mara Silva, BettinaBellomo e Jairo Settepara a estreia do ELO Ballet de Câmara Contemporâneo, de Belo Horizonte/MG em 1982.
Formação Acadêmica:Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, EBA/UFMG (iniciado em 2012); Mestra em Arte (2010); Bacharelado em Desenho (2004); Licenciatura em Desenho e Plástica (1997); Graduação em Pintura a Óleo (1981).

Investiga: questões corporais do artista cênico e, atualmente, a formação do profissional de dança na capital mineira.

Objeto:Cia de Dança Palácio das Artes (doutorado).

Linha de pensamento: a experiência da arte e sua formação são capazes detransformar, dignificarvidas e de nos aproximar do Criador.

Principais Parceiros ou Profissionais com quem já trabalhou: Dulce Beltrão, BettinaBellomo, Freddy Romero, Klauss Vianna;LuisArrieta,Suzana Mafra,Geraldo Lima Jr., Paula Bonome Raimundo Costa, Virgínia BezerraPaulo Babrek, Andrea Maia,Sebastian Junior, Arnaldo Alvarenga,Ana Cristina Pereira, Maurício Marques,Pedro Paulo Rosa, LuisEguinoa, José Maria Alves, Renato Bertolino, Raul Belém Machado,Ronaldo Boschi, MarjorieQuast,Patrícia Avellar,MarisaMonadjemi,Suely Machado.


Formação artística:
- Clássico: BettinaBellomo (argentina); Beverley Payne (americana); DariuszHochman (polonês); Dulce Beltrão (mineira); Graça Sales (mineira); GustavoMollajoli(argentino);Hugo Traves (argentino); Ismael Guiser; Isabel Santa Rosa (portuguesa);Jairo Sette (paulista): Jair Morais (carioca); Jean Marie Disbrul (francês); LuisArrieta (argentino); Maria Claro Machado (mineira); Mayra Rivero (cubana); Max Marktein (francês); Mercedes Beltran (cubana); Norma Binaghi (argentina); Ofélia Gonzalez (cubana); Pablo Moret (cubano); Sylvia Calvo (mineira); Tíndaro Silviano (mineiro).
- Moderno/Contemporâneo: Alberto Ribas (São Paulo); Arnaldo Alvarenga (mineiro); Dulce Beltrão (mineira); Euzébio Lobo (baiano); Freddy Romero (venezuelano); Jairo Sette (paulistano); Klauss Vianna (mineiro); Lori Belilove (americana); Paulo Babreck (mineiro); Paulo Baeta (mineiro).
- Jazz / Indiano/ Folclore: Águeda Kallas (mineira); Alexandre Mesquita (mineiro); AstadDebud (indiano);Clyde Morgan (americano); Jairo Sette (paulista); Leslie Payne (americana); Marcelo Moacir (baiano); Marise Matias (paulista); MarjorieQuast (mineira); Sue Fitch (americana); TimonnyAbott (americano); Yubi Torres (cubano).
- Consciência Corporal: Arnaldo Alvarenga (mineiro); Ivaldo Bertazzo (paulista).

Trabalhos

Principais trabalhos:
- Professora de Estudos Corporais – Curso de Graduação e Licenciatura em Teatro (a partir de 2001) e Curso de Licenciatura em Dança (desde 2010), EBA/UFMG;
- Membro da Equipe de Elaboração do Vestibular de Dança/EBA-UFMG;
- Maitre de Ballet dos Grupos Profissionais de Dança em Belo Horizonte: Baleteatro Minas (1979-1981); ELO Ballet de Câmara Contemporâneo (1982); Grupo de Dança Camaleão (1986); BaleteatroMinas (1988);
- Coordenadora de Clássico dos Cursos Livres de Dança do Studio Núcleo Artístico, Meia Ponta e Primeiro Ato.

Principais trabalhos artísticos em dança:
- 1986 - “Encontro no Espaço”– Grupo CAMALEÃO: Criação e Coreografia, LuisArrieta; Direção Artística, BettinaBellomo;Direção Geral, MarjorieQuast.
- 1982 – “NASCER ou Algumas Profecias Cotidianas e Eternas” – ELO Ballet de Câmara Contemporâneo: Coreografia, LuisArrieta; Direção Geral, BettinaBellomo, LuisArrieta.
- “Trindade” – trio criado por Arrieta(NASCER) e dançado pela primeira vez por BettinaBellomo, Jairo Sette e Tânia Mara Silva.
- 1981 -“Pedro e o Lobo” – Baleteatro Minas: Coreografia, Dulce Beltrão;
Direção: Dulce Beltrão, BettinaBellomo, Sylvia Calvo; Direção Musical, Marco Antônio Araújo; Cenários e Figurinos: Mamélia Dornelles e Décio Noviello; Bonecos, Álvaro Apocalypse.
- “Noves Fora”, Baleteatro Minas: Direção Artística de BettinaBellomo.Coreografias, Dulce Dulce Beltrão, Freddy Romero, Tânia Mara Silva.
- “Allegro”. Baleteatro Minas: Coreografia, Tânia Mara Silva.
- 1980 - “Onde Tem Bruxa Tem Fada” – Baleteatro Minas: Coreografia, Klauss Vianna; Direção Geral de Dulce Beltrão.
1978 -“Carmina Burana” – Baletetro Minas: Coreografia, Adriana Coll; Direção Artística. BettinaBellomo; Direção Geral, Dulce Beltrão.
“Fortuna”, Solo(Carmina Burana), Coreografia, Adriana Coll.
1977 –“Nosotros” – Grupo de Dança do Studio Anna Pavlova/Baleteatro Minas: Quarteto inédito, criado por Freddy Romero para o Baleteatro Minas e teve sua estreia comBettinaBellomo, Maurício Marques, Tânia Mara Silva e Virgínia Bezerra.
1976 - “Mood”, Solo, Grupo de Dança do Studio Anna Pavlova: Coreografia e Direção Artística, Freddy
Romero.
- “Gritos” –Grupo de Dança do Studio Anna Pavlova: Coreografia e Direção Artística, Freddy Romero.
- “Olímpia – Sonho e Realidade” – Grupo de Dança do Studio Anna Pavlova: Coreografia de Dulce Beltrão; Roteiro de Ronaldo Boschi.
- “Olímpia” – Solo: Coreografia, Dulce Beltrão; Roteiro, Ronaldo Boschi.
- “Uma Coisa Não Tem Nada A Ver Com A Outra” - Grupo de Dança do Studio Anna Pavlova: Coreografia de Dulce Beltrão.
- 1974 – “Serenade in D Major” – Central Valley Dance Campany: Coreografia, Beverley Payne.
- “My Soul Cries”, – Central Valley Dance Campany: Coreografia, Beverley Payne.

Prêmios:
- Melhor Espetáculo Infantil de 1981, “Pedro e o Lobo”, Baleteatro Minas Premio Troféu APATEDEMG: Coreografia, Dulce Beltrão; Direção Artística,BettinaBellomo.
- Melhor Coreografia (1º Lugar): “Allegro”: Coreografia, Tânia Mara Silva Concurso Interno do Studio de Dança Anna Pavlova. O trabalho entrou para o repertório de “Noves Fora”(1981) do Baleteatro Minas.
- Melhor Coreografia - “Carmina Burana” (1º Lugar),“II Concurso de Dança Contemporânea” de Salvador, Baleteatro Minas (1978): Coreografia, Adriana Coll.
- Melhor Espetáculo (1º Lugar)“Carmina Burana”, “II Concurso de Dança Contemporânea” de Salvador, Baleteatro Minas (1978).
- Melhor Companhia de Dança de Minas Gerais (1978), Prêmio “Jubileu de Prata” – Amigas da Cultura.

Bibliografia

Capítulos em Livros:
- MEIRELES, Tânia Mara Silva. Corpo Transversal em Dança: Unificação dos Saberes. VIII Seminário Nacional de Dança Contemporânea. Belo Horizonte - MG, 2009, v., p. 148-151.
- MEIRELES, Tânia Mara Silva. Relato de experiência: O Elogio a Loucura. Caderno de Encenação IV. 4ed. Belo Horizonte: EmcomumEstudio Livre Ltda, 2006, v. IN, p. 14-15.
- MEIRELES, Tânia Mara Silva. Kandinsky e o movimento corporal abstrato. Caderno de Encenação IV. 4ed. : Belo Horizonte, 2006, v. IV, p. 55-56.
- MEIRELES, T.M.S. . Corporeidade Ativada Em Nunca 13 à Mesa". Caderno de Encenação. 2ed. Belo Horizonte: Emcomum Estúdio Livre Ltda, 2005, v. II, p. 46-48.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos:
MEIRELES, Tânia Mara Silva. Corpos Que Dançam: Cantos e Encantos. In: Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança, 2012, Portugal. Anais do Seminário Internacional Descobrir a Dança / Descobrindo através da Dança. Portugal: Execução Gráfica, 2012. p. 3-6.
MEIRELES, T.M.S. . Considerações Sobre o Surgimento do Conceito Baleteatro Em Belo Horizonte. In: VII Congresso Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE, 2012, Porto Alegre. Anais VII Congresso ABRACE. Porto Alegre: ABRACE, 2012. v. VII.
MEIRELES, Tânia Mara Silva. Corpos que Dançam: Cantos e Encantos.. In: Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança., 2011, Cruz Quebrada - Portugal. Anais do Seminário Internacional Descobrir a Dança/Descobrindo através da Dança.. Cruz Quebrada - Portugal: Faculdade de Motricidade Humana, 2011. p. 1-1.
MEIRELES, T.M.S. .Corporiedade na Dança: Rastros e Memória.. In: Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE - 'Tempo e Memória: Vestígios, Ressonâncias e Mutações', 2011, Porto Alegre. VI Reunião Científica Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Porto Alegre: ABRACE,2011. v. VI.
MEIRELES, T.M.S..Corpoforma: uma estratégia para a apropriação e incorporação de partiduras corporais para o artista cênico. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE - 'Arte e Ciência: Abismo de Rosas', 2010, Porto Alegre. Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. Porto Alegre: ABRACE, 2010. v. VI.
MEIRELES, T.M.S.. Corpo Transversal em Dança: Unificação dos Saberes. In: Seminário Nacional de Dança Contemporânea, EEFFTO/UFMG - 'Dança: Linguagens Transverais da Arte em Movimento', 2009, Belo Horizonte. Seminário Nacional de Dança Contemporânea. Belo Horizonte: EEFTO/UFMG, 2009. v. VIII.
MEIRELES, T.M.S..Corpoforma: uma relação entre forma e conteúdo expressivo no corpo cênico. In: Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE - 'A Pesquisa Teórica e os Processos Criativaos na Cena Contemporânea, 2009, São Paulo. Anais da V Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas - ABRACE. São Paulo, 2009. v. V. "

Links

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7295978270953805


(Por Paola Rettore | Pesquisa SPCD)" 822
X