Edvan Monteiro

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País: Brasil
  • UF: SP
  • Cidade: Santos
  • Atividade: Coreógrafo
  • Atividade: diretor da Cia Etra de Dança Contemporânea
  • Atividade: Diretor executivo do Canal Oito de Dança Contemporânea
  • Data de nascimento: 25/09/1980

Conteúdo

Edvan Monteiro é natural da cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Formou-se em balé clássico, dança moderna e contemporânea pela EDISCA (Escola de Integração Social para crianças e adolescentes), em 1997. Entre 1999 e 2002, foi aluno do curso técnico de capacitação de bailarinos, professores e coreógrafos do Colégio de Dança, projeto referência em formação na década de 1990, ancorado pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura do Ceará.

Em 2001, já como coreógrafo e bailarino profissional, fundou a Cia Etra de Dança Contemporânea, da qual é diretor. O grupo participou de um série de eventos de dança, entre eles 11 edições da Bienal Internacional de Dança do Ceará, e por cinco vezes apresentou trabalhos na Bienal Sesc de Dança de Santos/SP.

Sua consagração como coreógrafo se deu em 2004 ao participar do IV Ateliê de Coreógrafos Brasileiros, realizado em Salvador/BA.

Dentre os prêmios recebidos, Edvan coleciona os editais de Incentivo às Artes (Secul/Ce), de Incentivo ao Fomento à Dança (Prefeitura de Fortaleza) e Prêmio Klauss Vianna de Dança (Funarte).

Ao transferir residência Santos, em São Paulo, em 2009, Edvan começou a desenvolver pesquisas de movimento através da dança contemporânea, tentando agregar a fotografia, as artes visuais, a música, o vídeo e o teatro.

Como coreógrafo da Cia Etra de Dança Contemporânea, assinou 18 espetáculos de dança e 12 performances; participou de 29 Mostras, Festivais e Bienais Internacionais de Dança; ministrou 48 cursos de dança pelo país; fez 12 residências (entre elas com os coreógrafos Rachid Ouramdane, Yann Marussich, Carlotta Ikeda, Alain Buffard e Cia Les ballets C de la B, da Bélgica).

Além do trabalho realizado como diretor, bailarino e coreógrafo, Edvan é ainda idealizador e fundador do Canal Oito de Dança Contemporânea , atuando como assistente de direção, câmera e edição dos programas. Edvan é também um dos idealizadores do Fórum de Dança de Santos, que já começou a promover ações importantes na cidade, como a conquista de espaço para grupos e cias produzirem seus projetos.

Links

http://ciaetradedancacontemporanea.wordpress.com/


(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)" 617

Trabalhos

- Espaço Vazio
- De 1 a cinco (2005)
- Entre e saia para as entre salas (2007)
- De repente os olhos da alma se vêem banhados de leite profundo (2009)
- Balões Vermelhos (2012)
X