Dança em Rede

Goretti Quintela

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: CE
  • Cidade de origem: Fortaleza
  • Atividade: coreógrafa da Escola de Ballet Goretti Quintela
  • Atividade: Diretora

Histórico

Goretti Quintela é graduada em Música pela Universidade Estadual do Ceará e tem especialização em Cultura Folclórica pela Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica), mas sua vocação, no entanto, direcionou-a para a dança, especialmente o balé clássico. Sua formação inicial se deu sob a orientação do professor e bailarino Hugo Bianchi. Mas Goretti seguiu buscando aperfeiçoamento em outros centros através de cursos de formação técnica em balé clássico, metodologia no ensino da dança, pedagogia alternativa da dança, coreografia pelo método Royal Academy Of Dancing e técnicas de pas-de-deux.

Teve como mestres expoentes da dança no país e no exterior tais como: Eugênia Feodorova; Giselle Santoro; Wanda Garcia, da Escola do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Eric Waldo; Halina Biernacka; Ana Botafogo; Jair Morais, do Teatro Guaira; Escola Cubana de Ballet – CUBALLET ; Escola de Dança Maria Olenewa, em São Paulo; Mirelle Devene - GES/SUÍÇA; Ricardo Ordones, do Ballet Stagium, além do Royal Academy Of Dancing Childrens.

Em 1976, fundou a Escola de Ballet Goretti Quintela sob sua direção desde então. Fundou e dirigiu a Cia. de Dança Vivência, em 1987. Ê vice-presidente do GPDANCE-Grupos Permanentes de Dança do Ceará; presidente da AADANCE-Associação das Academias de Dança do Ceará.

Idealizou e foi coordenadora do FENDAFOR – Festival Nacional de Dança de Fortaleza/CE, entre 2000 e 2010.
Desde a fundação de sua escola, Goretti coreografou, produziu e dirigiu mais de 50 montagens, em espetáculos anuais.

Como reconhecimento pelo trabalho realizado, recebeu Menção Honrosa do Festival Internacional da Amazônia (FIDA) e do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD/RJ).

Links

http://gorettiquintela.webnode.com.br/


(por Elisa Parente | Pesquisa SPCD)" 618

Bibliografia

Gadelha, Rosa Cristina Primo. A Dança Possível: As Ligações do Corpo numa Cena. / Rosa Cristina Primo Gadelha. - Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora Ltda., 2006.

Trabalhos

- Tributo ao Amor (2011)
- Gala Petipa & Sonho de Alice (2010)
- Sonho de Uma Noite de Verão (2009)
- Jardim Encantado (2008)
- Paquita (2008)
- Paquita & O Jardim Encantado (2008)
- The Fairy Dool (2007)
- A Filha do Faraó (2006)

Espetáculos da Cia VIvência - de 1982 a 2011
· A Criação (Gênesis), Lampião e Maria Bonita, Iracema - Coreografias de Goretti Quintela.
X