Le Spectre de La Rose

  • Categoria: Coreografias
  • País: Brasil
  • Cidade: São Paulo
  • Ano: 2014
  • Duração: 10
  • Grupos: São Paulo Companhia de Dança
  • Autores: Mario Galizzi a partir do original de 1911 Michel Fokine (1880-1942)

Conteúdo

O argentino Mario Galizzi é formado pela Escola de Dança do Teatro Colón, onde
posteriormente atuou como diretor e assessor artístico. Também dirigiu o Teatro Argentino
de La Plata. Na década de 70 foi bailarino do Ballet de Hannover e do Ballet de Frankfurt, na
Alemanha. Sua trajetória é marcada pelo trabalho de formação de grandes bailarinos, como
Julio Bocca, Herman Cornejo, e Paloma Herrera. Atualmente é maître e remontador de obras
clássicas de balé.



Michel Fokine nasceu em São Petersburgo a 26 de abril de 1880. Com 9 anos, ingressou na Escola lmperial de Bailados, anexa ao Teatro Marinsky. Estudou com Platon Karsavin, Pavel Guerdt e Nicholas Legat. Graduou-se em 1898, entrando para o corpo de baile do Teatro Marinsky como solista. Tornou-se logo um bailarino de primeira categoria, começando a lecionar em 1902. Três anos mais tarde criou as coreografias dos seus primeiros bailados: Acis e Galatea para o espetáculo anual dos alunos e A Morte do Cisne para Anna Pavlova. Aceitou um convite de Serge Diaghilev para ser coreógrafo da temporada dos Ballets Russos, realizada em Paris em 1909. Essa oportunidade deu a Fokine prestígio internacional. Durante mais de 30 anos criou inúmeros bailados de sucesso. Fokine é considerado o maior expoente na coreografia do século XX, conhecido também como excelente bailarino, grande reformador das concepções tradicionais do balé e coreógrafo inspirado. Dançou com as maiores estrelas da época, a começar por Pavlova.
Entre suas obras estão: Carnaval em Veneza, La Sylphide, Príncipe lgor, O Espectro da Rosa, Scheherazade, Petrouchka, Daphnis e Chloé, Le Coq d'or. Fokine morreu em Nova lorque, em 1942.

Links

http://spcd.com.br/obras_ineditas.php


(Por SPCD | Pesquisa)" 115

Sinopse

Um clássico moderno, no qual vemos uma nova relação entre o homem e a mulher, diferente dos clássicos românticos em que os homens sonham com uma mulher ideal. Nesta obra, uma jovem recebe uma rosa em seu primeiro baile e ao retornar para casa adormece e sonha com o espírito da rosa que é também o perfume do jovem que lhe presenteou. Baseada no poema de Théophile Gautier (1811-1872), este clássico moderno foi criado por Michel Fokine. A música Convite à Dança, escrita por Carl Maria Von Weber (1786-1826) para piano, em 1819, foi orquestrada por Hector Berlioz (1803-1869) em 1841, renomeada de Convite à Valsa.
X