Dança em Rede

Pierre Lacotte

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: França
  • Atividade: Bailarino
  • Atividade: Coreógrafo

Histórico

Nascido em 4 de abril de 1932, Pierre Lacotte é um bailarino e coreógrafo francês especializado em reconstruir coreografias perdidas de balés românticos. Filho de uma musicista reconhecida, logo manifestou seu interesse pela dança. Após uma relutância inicial, sua família se rendeu para que Lacotte pudesse se tornar aluno de Gustave Ricaux, professor da Ópera de Paris. 

Ele ingressa na Paris Ópera Ballet em 1946 e em 1953 torna-se primeiro bailarino. Quando deixa a companhia em 1955, trabalha como bailarino solista freelance, convidado a se apresentar em todo o mundo. Posteriormente, Lacotte funda sua própria Cia,  chamada Les Ballets de la Tour Eiffel; alguns festivais pediram a ele coreografias de óperas (Hippolyte et Aricie em 1960, Il combattimento de Tancredi e Clorinda em 1961) e de 1963 a 1968 é nomeado diretor da Ballets des Jeunesses Musicales de France, onde criou muitas coreografias, incluindo Hamlet (1964), La Voix (1965) ou Intermede (1966).

Lacotte era parceiro frequente de dança de Yvette Chauvire, Lycette Darsonval e Christiane Vaussard.

Ele se casou em 1968 com a bailarina Ghislaine Thesmar.

Em 1971, ele foi nomeado professor na Ópera de Paris e começou a se especializar na reconstituição de coreografias perdidas de balés românticos.

Links

Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp

Verbete editado por:

Guilherme Oliveira | Escola de Dança de São Paulo