Dança em Rede

Coco

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: Brasil

Histórico

O coco é uma dança de roda encontrada no nordeste brasileiro, com influências dos batuques africanos e dos bailados indígenas. É acompanhada de cantoria e executada em pares, fileiras ou círculos.

A dança une o processo pedagógico desenvolvido nas aulas e faz parte do ciclo de festas juninas onde as pessoas dançam simbolizando o som do coco quebrando e o batendo os pés como na ação de amassar o barro. O surgimento da Dança do coco acontece a partir da realização de atividades cotidiana. É nesse jogo de pés e expressividades corporais que a coreografia se desenrola.

A sonoridade vem de quatro instrumentos (ganzá, surdo, pandeiro e triângulo), além do barulho dos tamancos e o complemento das palmas.

Os mestres do coco combinam o tocar (um instrumento ou percussão das palmas da mão), o cantar (um versinho, uma estrofe) e o dançar (sozinho, em dupla, em círculo ou em linha) em uma única ação para realizar a dança do Coco.

"Para alguns pesquisadores, o Coco surgiu em Alagoas, no século XVII, no Quilombo dos Palmares - daí se espalhando para outros estados nordestinos. Sua origem está ligada ao canto de negros, índios e caboclos na quebra do coco. No final do século XIX, o coco adentrou os salões da sociedade alagoana, assimilando alguns procedimentos das danças europeias.". (NÓBREGA, 2004 – informação oral)

Links

Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp

Verbete editado por:

Prof Cintia Abrantes- Equipe EDASP - Atualizado (JUNHO 2022)