Dança em Rede

Jongo

  • Categoria: Estilos de danças
  • País de origem: Brasil

Histórico

O Jongo é uma dança do sudeste do Brasil realizada principalmente no ciclo junino. É uma das danças mais antigas do nosso país, considerada o avô do samba e herança do povo africano, influindo poderosamente na nossa cultura popular. Realizada em roda, os participantes cantam e dançam celebrando a vida e agradecendo aos mais velhos por manterem a cultura até os dias atuais.

O jongo é também conhecido como caxambu e corimá. É uma prática essencialmente rural e acontece ao som de tambores, como o caxambu.

A palavra "jongo" provém do termo quimbundo jihungu e remete à uma dança bastante divertida. Possui a presença de símbolos com funções supostamente mágicas ou sagradas.

"O Jongo é considerado um dos ritmos precursores do samba, e foi trazido para o Brasil pelos escravos angolanos. É uma expressão rítmica da mesma família do Tambor de Crioula, do Samba de Roda e do Coco. A umbigada, a disposição em roda dos dançarinos, o canto ao som de palmas e dos tambores, são elementos comuns a essas danças. Os Jongos não são liturgias, mas estão associados ao catolicismo afro-brasileiro, em especial ao culto de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário.". (NÓBREGA, 2004 – informação oral).

Existem alguns passos de Jongo que aos poucos foram apelidados pelos dançarinos de:

- Amassa café;

- Mancador;

- Tabiado;

- Um/Dois;

- Contratempo.

Links

Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp

Verbete editado por:

Cintia Abrantes- Equipe EDASP - Atualizado (JUNHO 2022)