Dança em Rede
Solitude
- Categoria: Coreografias
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RS
- Cidade de origem: Porto Alegre
- Tipo de Escola: publica
- Atividade: Coreógrafo
- Ano de criação: 2024
- Contato: Christopher Schuster
- Telefone: (51) 9 97684115
Histórico
"Solitude" foi um solo criado por Christopher Schuster, licenciado em dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A obra foi desenvolvida com foco principal na disciplina de Estudo Moderno e Contemporâneo em Dança, ministrada pela professora Cibele Sastre, e sua primeira apresentação ocorreu no início do ano de 2024.
A peça carrega a vivência de um corpo trans em sociedade, trazendo a experiência de uma parcela significativa de pessoas que precisam aprender a viver sozinhas, por conta própria, assumindo a responsabilidade por suas vidas. Ela evidencia que, querendo ou não, pessoas trans são muitas vezes obrigadas a abraçar suas solidões e transformá-las na plenitude da solitude, demonstrando que, acima de tudo, é possível encontrar liberdade na solidão, no próprio eu. A obra também aborda a conquista de aceitar quem somos e a busca por uma autoestima que, muitas vezes, é prejudicada ao longo de anos.
A coreografia inclui objetos em cena, como uma bandeira trans e, em algumas versões, a simulação de um pequeno espelho.
Christopher criou essa coreografia inspirado em Ismael Ivo (1955-2021), que também apreciava utilizar objetos em cena e desenvolver coreografias com contextos fortes. Ivo foi uma grande referência para ele dentro da disciplina cursada, já que a composição da obra tinha como objetivo uma singela homenagem a grandes nomes da dança moderna e contemporânea, especialmente às pessoas pretas.
"Solitude" apresenta um figurino simples: uma calça de moletom cinza e uma camiseta lisa branca, com pés descalços, simbolizando o conforto de estar em casa consigo mesmo. A trilha sonora escolhida para a composição foi "To Build a Home", do grupo The Cinematic Orchestra, selecionada pelo próprio dançarino e coreógrafo.
A coreografia foi apresentada novamente no evento promovido pela UFRGS, o Mix Dance, também em 2024.
Referências
Dança Contemporânea