Histórico
A sistematização histórica de estilos de dança depende de uma análise temporal que leve em consideração a progressão e a passagem de um estilo ao seguinte.
Este verbete trata de um dos doze estilos propostos pela seguinte classificação histórico-analítica, que não dá conta de todas as formas de dança cênica, mas oferece um panorama da formação da dança clássica e de sua modernização:
Dança na Corte – Dança de Corte – Ballet de Corte – Escola Clássica – Escola Romântica – Escola Acadêmica – Escola Neoclássica – Era Diaghilev – Primeira Geração Moderna – Segunda Geração Moderna – Fase de Transição: Moderno/Pós-Moderno – Dança Pós Moderna.
O surgimento do Ballet de Corte acontece no século XVI, a partir da proposta de uso de ação dramática nos espetáculos de dança, que passam a narrar histórias.
O primeiro espetáculo desse gênero é o Ballet Comique de La Reine (Balé Cômico da Rainha), que foi criado em 1581 a pedido da rainha da França para ser apresentado como um presente de casamento para sua irmã, funcionando como entretenimento para os convidados.
Grande parte dos professores e mestres de ballet dessa época eram, de origem, italianos, o que sustenta muitas opiniões de que a dança clássica seja originalmente italiana, porém, a partir dessa proposição de delimitação do marco inicial acontecendo na corte francesa, a pedido dos reis franceses (mesmo que realizado por um italiano), é possível delimitar a França como o país de origem desse estilo.
O apogeu do Ballet de Corte veio em 1653, com o Ballet de la Nuit (Ballet da Noite. Este balé, criado por Pierre Beauchamps, um dos primeiros organizadores do funcionamento da dança clássica, que fixou as cinco posições dos pés ainda conhecidas e usadas, foi um espetáculo de 13 horas em que o próprio rei Louis XIV dançou o papel principal.
A dança nessa época era executada por cortesãos, mas também por uma pequena parcela de profissionais, que cresceu conforme a arte foi se especializando e exigindo maiores treinamentos, talentos e desenvolturas.
O grande livro deste período é chamado “Chorégraphie, ou L’Art de Noter la Danse par Characteres, Figures et Signes” (Coreografia, ou A Arte de Anotar a Dança por Caracteres, Figuras e Signos), e foi publicado em 1700 por Raul Auger Feuillet, um discípulo de Beauchamps que organizou em livro os ensinamentos de seu mestre.
Com o desenvolvimento cada vez maior de ballets na corte e a crescente profissionalização dos bailarinos, eventualmente os Reis e Cortesãos param de se apresentar, deixando a cena e retornando apenas para a plateia.
O esquema proposta pelo Ballet Comique, de espetáculos bastante longos, de diversas entradas, cenários e figurinos, vai desenvolver um subgênero que ficou conhecido como Ballet à Entrée (Ballet de Entradas), no qual as cenas se sucedem sem necessariamente uma costura entre elas, como uma forme de teatro de variedades, ou números coreográficos de entretenimento.
A proposta de reforma desse esquema de produção vem de Jean Georges Noverre, que propõe o desenvolvimento do Ballet de Ação, um outro subgênero do Ballet de Corte. Segundo Noverre, as danças deveriam se afastar da artificialidade e buscar a imitação da natureza, dando foco para as histórias propostas pelo espetáculo, que deveria ser realizado como arte total, todas as suas partes sendo feitas para atingir o mesmo objetivo.
Essa nova proposta marca mais uma passagem de estilos, e vai desenvolver o que ficou conhecido como a Escola Clássica.
Referências
Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança e dos Estilos de Dança:
ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
CAVRELL, Holly. Dando Corpo à História. (Doutorado em Artes, Unicamp)
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
ROCHELLE, Henrique. Estilos de Dança: uma proposta de revisão histórica. (Material de apoio didático desenvolvido durante o Programa de Estágio Docente das disciplinas de História da Dança. Instituto de Artes, Unicamp)
SORELL, Walter. Dance in Its Time
Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa
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