Histórico
Durante 15 anos (de 1992 a 2007), Marcos Ruas participou de montagens coreográficas e se apresentou no Brasil e no exterior (Festival de Danças no Mercosul) com a “Cia DRRP” (Cia Dança de Rua de Ribeirão Preto) – Ribeirão Preto – SP, “Equipe Street Style de Dança” – Ribeirão Preto - SP, “Grupo Crazy Of Night” – Ribeirão Preto – SP, “RT Academia” – Ribeirão Preto SP, “Stúdium Carla Petroni” – Ribeirão Preto – SP, entre outros...
Posteriormente, ensinou Dança (Street Dance, Dança Afro, Contemporâneo e outros...) durante muitos anos em Projetos Educacionais e Sociais, desenvolvidos nos Centros Culturais e Sociais, Colégios e Escolas de Pradópolis, Ribeirão Preto e Região.
No ano de 2005, Marcos Ruas deu início à sua jornada de ensino em Dança e a seu trabalho, na cidade de Pradópolis - SP, ingressando como Professor no “Projeto – CEMA – Dorival Rossi”, para ministrar aulas de Dança, no Centro de Artes Municipal.
Um ano mais tarde, sua arte já se tornava reconhecida em toda a cidade, e em 05 de Outubro de 2007, cria a “CIA DE DANÇA FORMAS”, transformando suas experiências em matéria prima para a construção de uma nova Companhia de Dança que seja uma referência Nacional, com o propósito de disseminar a cultura como ferramenta indispensável para o crescimento humano e o desenvolvimento social.
Iniciava-se aí, um trabalho independente, possibilitando maiores condições de crescimento e aprimoramento profissional, dedicados à formação técnica e artística de bailarinos, como também à produção de espetáculos que registram uma contínua evolução do trabalho Educacional, Corporal, Expressivo, Cênico e do Processo de Criatividade Coreográfica como um todo.
O desenvolvimento de novos projetos para fortalecer a Dança no Estado de São Paulo e em todo país, tendo como base, a investigação e a criação de diferentes formas de se expressar através da Arte, sempre foi o objetivo principal de Marcos Ruas.
A “CIA DE DANÇA FORMAS”, criada em Outubro de 2007, surge do encontro, entre um artista acadêmico e seus jovens talentos, de grande potencial, interessados em experimentar o universo dos movimentos e das propostas da Dança, em suas mais variadas formas e estilos, visando uma consagração pessoal e profissional.
Um objetivo em comum uniu o responsável e os integrantes: “O estudo da dança e de suas potencialidades comunicativas”, ou seja, toda a pesquisa em torno da dança baseada em princípios fundamentais, permitindo a divulgação de seus atributos e a formação de um público, para a apreciação dessa manifestação artística.
Esse projeto tem o intuito de valorizar as aptidões artísticas de crianças e adolescentes, buscando o desenvolvimento pessoal através da Arte e assegurando a autonomia na descoberta dos verdadeiros valores individuais e sociais.
A “CIA DE DANÇA FORMAS” trata-se de uma Cia. independente que foi formada com o objetivo de expandir e divulgar a prática da Dança local, na Região, no País e também no Exterior.
Os integrantes foram revelados no Projeto Educacional – “CEMA – Dorival Rossi”, mantido pela Prefeitura do Município de Pradópolis, onde o responsável pela “CIA DE DANÇA FORMAS”, desenvolve aulas desde o ano de 2005.
O trabalho desenvolvido por Marcos Ruas percorre diferentes gêneros de Dança e possibilita aos Bailarinos, uma ampla experiência técnica, formando artistas ecléticos, preparados para interpretar as mais diversas propostas coreográficas.
Essa preparação consiste em aulas de: Dança Afro, Dança Contemporânea, Estilo Livre, Lambaeróbica e Street Dance (Danças Originais: Locking, Popping, e B. Boying Dance e das novas tendências: House, Freestyle Hip Hop Dance, Krump...), Alongamento, Condicionamento Físico, Teatro e Aulas Teóricas, acerca das modalidades e dos trabalhos desenvolvidos.
Tal sistema de ensino traduz o pensamento do Coreógrafo e Diretor Artístico, que consiste em reunir métodos e dinâmicas diferentes. Aproximando assim, a expressividade artística do contexto cultural global, explorando as infinitas possibilidades corporais que diferentes técnicas oferecem. Além de associá-las à Cultura Brasileira e Mundial, mas sempre mantendo uma fidelidade à identidade nacional.
Nosso cronograma de atividades Artísticas e Culturais inclui a participação da Cia. De Dança em Mostras Competitivas e Avaliadas, Performances, Feiras, Encontros, Eventos Diversos, etc... Sendo estes, de alto nível Nacional (Regional e Estadual) e Internacional.
Dessa forma, criando propostas e trabalhos que fortaleçam a Dança, as vanguardas históricas desta Cia, vão funcionando como puras fontes de inspiração, ora como moldura para o pensamento coreográfico minuciosamente articulado, ora como elemento construtivo da própria Dança.
Caracterizado por ser uma Cia de Dança, onde confluências entre teoria e prática direcionam os objetivos artísticos, a “CIA DE DANÇA FORMAS” propõe que sua produção coreográfica seja tratada como um processo em constante desenvolvimento, tendo como patamares de estabilidade, as formulações artísticas que são levadas ao público.
E tendo o objetivo de tornar mais abrangente e verificável o processo criativo da Cia., Marcos Ruas define estratégias de trabalhos interativos, voltados para a exposição da pesquisa interdisciplinar, que acaba por orientar artística e tecnologicamente a produção de próximos trabalhos coreográficos da Cia., criando um elo entre a coreografia e seus intérpretes e provocando uma conexão entre a dança, os pensamentos criativos e a originalidade.
Com esses princípios, acaba-se preservando a musicalidade, a identidade das pessoas, a riqueza das palavras e a partir deste, constrói-se um encontro de culturas, com a estética pós-moderna e clássica da dança. Um diálogo entre a música, a expressão corporal, as raízes, as influências, etc ... do homem urbano.
Desenvolver técnica particular, instaurar projetos de pesquisa e formação, aliar teoria e prática no entendimento de dança, leva-se a um núcleo de criação, com formação em várias áreas. Compondo-se, bases de produção artística, onde a idéia precisa ganhar expansão em um corpo e organizar-se como dança.
Nestes anos de existência, a “CIA DE DANÇA FORMAS”, reúne performances e prêmios de imenso reconhecimento no cenário da “Dança”, contribuindo assim, para a formação e a produção em Dança.
Hoje, com 25 integrantes e muitas receitas na bagagem, a “CIA DE DANÇA FORMAS”, da pequena Pradópolis, cidade do interior paulista, mantém viva e fortalecida o ideal da dança. Destacando-se pelas ações que valorizam a experimentação, buscando levar através de seus trabalhos, mensagens e informações concretas, aguçando assim, aspectos lúdicos, educacionais, sociais, de entretenimento e de valorização a seus admiradores e ao público que acompanha seus trabalhos.
A CIA DE DANÇA FORMAS, tem como expectativa para os próximos, ampliar os conhecimentos acerca da dança, oferecer oficinas e formar novos gruposde dança, desenvolvendo novos profissionais a partir da própria equipe, além de divulgar o trabalho cultivado a sério na cidade de Pradópolis, projetando a “CIA DE DANÇA FORMAS” no cenário Nacional e Internacional.
"
Trabalhos
PREMIAÇÕES
1º Lugar no Festival – “Dança Ribeirão” – 2008 – Ribeirão Preto – SP, Modalidade: Street Dance, Categoria: Juvenil.
1º Lugar no “Festival de Danças de Uberlândia” – 2008 – Uberlândia – MG, Modalidade: Street Dance, Categoria: Juvenil.
1º Lugar no Festival – “Dançaraxá” – 2008 – Araxá – MG, Modalidade: Street Dance, Categoria: Juvenil.
1º Lugar no Festival – “Passo de Artes” – 2009 – Indaiatuba – SP, Modalidade: Street Dance, Categoria: Sênior.
2º Lugar no Festival – “Street Culture International Brazil – F1” – 2009 – Ribeirão Preto – SP, Modalidade: Street Dance, Categoria: Sênior.
3º Lugar no Festival – “Street Culture International Brazil – F2” – 2009 – Ribeirão Preto – SP, Modalidade: Street Dance, Categoria: Sênior.
PREMIAÇÕES ESPECIAIS
“Melhor Coreografia” no Festival – “Festival de Danças de Uberlândia” – 2008 – Uberlândia – MG, Modalidade: Street Dance, Categoria: Juvenil.
“Melhor Grupo/Cia” no Festival – “Dançaraxá” – 2008 – Araxá – MG, Modalidade: Street Dance, Categoria: Juvenil.
Classificado para o “World Hip Hop International Championship Dance – 2009”, em Las Vegas – EUA, entre as cinco melhores equipes de Dança do Brasil, para representar o país no evento.
Classificado para o “Festival Internacional Juvenil de Dança – 2010”, em Macau – China, entre as dez melhores equipes de Dança do Estado de São Paulo, para representar o Brasil no evento.