Dança em Rede

Ismael Guiser

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Argentina
  • Cidade de origem: Buenos Aires
  • Atividade: Bailarino
  • Data de nascimento: 08/01/1927
  • Data de falecimento: 15/05/2024

Histórico

Ismael Guiser nasceu no dia 8 de janeiro, de 1927, em Buenos Aires, Argentina. De origem russa, seus pais haviam migrado para o País fugidos da Revolução Bolchevique, em 1917. Iniciou seus estudos em dança, em 1946, aos 18 anos, com Michel Borowsky e Esmeé Bulnes. Estréia como bailarino profissional seis meses depois, no Teatro Argentino de La Plata, assumindo a posição de solista. Em 1949, vivencia sua primeira experiência coreográfica, com a Compañía Argentina de Ballet. Atua como bailarino nas coreografias Escenas de Ballet e Raveliana, da mesma companhia. Trabalhou com Hugo Lara, na Itália, em 1950, e também no Teatro Scala de Milão e no teatro San Carlo de Nápole. No mesmo ano, vai à Suécia dançar na Companhia do Teatro do Estado, a Malmo Stadsteatern. Em 1951, participa da Companhia de Jean Guelis (França). Tem como principais professores Olga Preo Brajenska, Mme. Egorova, Boris Kniaseff e Mme. Nora Kiss. Em 1952, dança Carmem, o Duelo em 24 horas, e outros na Companhia de Roland Petit. Em 1954, chega ao Brasil a convite de Aurelio Millloss para participar do Ballet do IV Centenário como solista. Em 1955, sob a direção de Abelardo Figueiredo, atua como Maitre de Ballet e coreógrafo do Ballet do Museu de Arte de São Paulo. Ali, cria suas primeiras coreografias profissionais, Alla Italiana (com música de Rossini) e Vision Da'aprè s Mort (com música de Prokofiev). Recebe propostas para trabalhar na televisão, estreando na TV Tupi com oito programas semanais. Ê convidado por Dalal Aschar, em 1956, para ser co-diretor e coreógrafo do Ballet do Rio de Janeiro. Cria as coreografias Martia (música de Bartók) e Danças Fantásticas (música de Turina). Em 1959, atua como coreógrafo convidado no Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Coreografa Esboços (música de Radamés Gnatali). Em 1962 volta temporariamente para Buenos Aires para trabalhar na TV. Em 1964 cria Mefisto (música de Lizt) para o Ballet Afirmação de São Paulo. Coreografou para o Festival de Dança de São Paulo, junto com Márika Gidali e Ady Addor. Atua como coreógrafo no Ballet do Theatro de São Paulo, em 1972 e em 1974 é convidado para coreografar ao Ballet Stagium. Estreia a Companhia de Dança Ismael Guiser, em São Paulo, em 1978 e em 1979 funda sua escola. No mesmo ano, atua como maitre do Balé da Cidade de São Paulo, onde fica até 1981, voltando em 1986 e ficando até 1988. Em seguida é convidado para dar aulas no Balé do Teatro Castro Alves. Foi jurado e maitre do Festival de Dança de Joinville diversas vezes, onde também comemorou os 50 anos de sua carreira. Em 1998, recebe do Conselho Brasileiro de Dança, Rio de Janeiro, a medalha do “mérito artístico de dança”, como reconhecimento pelo seu trabalho. Em 1999, sua escola completa 20 anos. Em 2002 atua como diretor artístico da Companhia de Dança de Santo André e 2003, atua como maitre convidado no Ballet Stagium, no Cisne Negro Companhia de Dança, e no Festival de Dança de Londrina. De 2004 a 2007, ministra aulas na Companhia de Danças de Diadema e no Cisne Negro Companhia de Dança. Em 2008 a São Paulo Companhia de Dança dedica um documentário da série Figuras da Dança à ele. A direção foi de Inês Bogéa e Antonio Carlos Rebesco. O texto biográfico assinado por Cássia Navas está disponível para download aqui: http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/folhetos_figuras_da_danca.php"

Trabalhos

Obras:

Alla Italiana (música de Rossini)
Vision Da’aprè s Mort (música de Prokofiev)
Martia (música de Bartók)
Danças Fantásticas (música de Turina)
Coreografa Esboços (música de Radamés Gnatali)
Morte de um pássaro (Música de Villa Lobos)
Passatempo (Música de Gershwin)
Finale (música de Glazunov)
Stress (música de Piero Piccioni)
Noite Transfigurada (música de Shõnberg)
Mefisto (música de Lizt)
Contrastes (música de Villa Lobos)
Esquema (música de Villa Lobos)
Tango (música de Piazzola)
Valsas (musica de Tchaikowsky)
Dueto Por…que (em homenagem a Ivonice Satie)
Coreografa e atua nos filmes “Uma Certa Lucrécia”, comédia com Dercy Gonçalves e Odete Lara e no “O Cantor e Milionário”, comédia com Anselmo Duarte e Eva Wilma. Coreografa ainda “Jovens Pra Frente”, filme musical com Oscarito.

Bibliografia

Documentário Ismael Guiser – Figuras da Dança | Direção Inês Bogéa e Antônio Carlos Rebesco | São Paulo Companhia de Dança, SP, 2008

Videografia

Links

http://www.centrocultural.sp.gov.br/danca/ismaelguiser.asp?pag=1

(Pesquisa SPCD) 5

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)