Dança em Rede
Ruth Rachou
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: SP
- Cidade de origem: São Paulo
- Atividade: Bailarina
- Atividade: Coreógrafa
- Atividade: Professora
- Data de nascimento: 17/08/1927
Histórico
Ruth Margarido da Silva, conhecida artisticamente por Ruth Rachou, nasceu no dia 17 de agosto de 1927, na cidade de São Paulo. Inicia seus estudos em dança em 1931 juntamente com sua irmã Ilse, com uma professora russa chamada Marinova, que dava aulas para crianças em sua casa, na Rua santa Ifigênia, na Capital.
Aos seis anos, em 1933, dança com sua irmã no Teatro Municipal de São Paulo, no espetáculo beneficente Gata Borralheira, de um grupo amador de senhoras da sociedade paulistana.
Começa a estudar com Kitty Bodenheim (1912-2003), em 1935, e em 1938, viaja para a Alemanha, no navio Monte Rosa, com sua mãe e irmã, onde passam seis meses em visita a seu avô, na cidade de Magdeburg.
Em 1942, passa a estudar balé no Instituto Jaguaribe com Liesel Klostermann, professora alemã que viveu no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial (voltou ao seu país logo após o fim da guerra). Em 1945, inicia seus estudos de balé com Maria Olenewa (1896-1965), que seguem até 1954. Casa-se com o arquiteto Gastão Rachou Jr., no dia 11 de setembro de 1947, e passa a usar o nome Ruth Rachou. Em 1948 nasce seu primeiro filho, Gastão e em 1951, seu segundo filho, Raul. No mês seguinte é levada ao Dops (Departamento de Ordem Política e Social), onde sofre maus-tratos sob pretexto de uma investigação sobre seu marido, que está preso como militante do Partido Comunista Brasileiro.
Em 1953, participa do Ballet do IV Centenário, sob direção de Aurélio Milloss (1906-1988), seu primeiro trabalho profissional, que segue até 1955, quando participa do Ballet do Museu de Arte de São Paulo, sob direção de Abelardo Figueiredo (1931-2009).
Depois de participar de vários programas na TV Tupi, é contratada pela TV Record, em 1960, para trabalhar com a coreógrafa americana Sonia Shaw, onde mais tarde também se torna coreógrafa. No ano seguinte, dança Tio Samba, na TV Record começa a fazer aulas de balé clássico com Ismael Guiser (1927-2008) e Halina Biernacka (1914-2005), que seguem até 1966. Em 1963, recebe o troféu Roquete Pinto de melhor coreógrafa por seu trabalho na TV Record.
Ingressa no Ballet Renée Gumiel, em 1964, quando inicia aulas de dança moderna e participa como solista em vários espetáculos. Em 1965, participa do espetáculo Além do Muro, de Renée Gumiel (1913-2006) e em 1966, começa a fazer aulas com Maria Duschenes e Vera Kumpera.
Em 1967, separa-se de Gastão, conhece Edward Donovan, diplomata americano sediado em São Paulo e viaja para Nova York (EUA) pela primeira vez, onde começa seus estudos da técnica de Martha Graham (1893-1991), Merce Cunningham e jazz com Luigi. Participa do American Dance Festival em Connecticut e faz cursos de dança moderna de José Limón (1908-1972), técnica Graham, Alvin Ailey (1931-1989). De volta a São Paulo,
passa a dar aulas de dança moderna no Ballet Renée Gumiel. Em 1969, retorna aos Estados Unidos, onde vive até março de 1970, em Washington-DC. Participa do American Dance Festival pela segunda vez e frequenta os cursos de Paul Taylor, Walter Nicks (1925-2007), entre outros. Dança no Festival Latino-Americano de Dança, da Universidade de Georgetown.
Em 1970, faz um show brasileiro no Banco de Desenvolvimento, em Washington-DC, a pedido da Embaixada do Brasil. Em São Paulo, volta a morar em sua antiga casa com seus filhos e seu ex-marido. Em julho, muda-se para o apartamento de Bernadette Figueiredo, na rua Augusta, onde mora até 1974. Em dezembro, viaja para o Vietnã, para visitar Edward, ali sediado
durante a Guerra do Vietnã (1959-1975). Em 1971, volta a ensinar e a coreografar no Ballet Renée Gumiel. Abre sua escola na Avenida Brasil, em 1972, em sociedade com Claudia Chati. Participa do American Dance Festival em Connecticut (EUA) pela terceira vez. Nesse período até 1973 faz aulas com Lennie Dale (1934-1994) e Klauss Vianna (1928-1992).
Em 1980, é eleita presidente da Comissão de Dança da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Em dezembro, viaja novamente para os Estados Unidos com o objetivo de continuar sempre se reciclando. Em 1982, participa de cursos de dança moderna nas companhias de Jennifer Muller, Zena Romett e June Lewis. Torna-se assistente de Klauss Vianna, em 1983, na direção do Balé da Cidade de São Paulo. Em 1985, produz e dirige, até 1988, a mostra Inventores da Dança, um espaço pioneiro para a revelação de novos coreógrafos. Em 1986 introduz na sua escola o curso multidisciplinar Corpo Inteiro, um projeto piloto para o ensino da dança no ensino médio, sob coordenação de Helena Katz.
Torna-se professora de dança moderna da Escola de Bailados da Prefeitura de São Paulo, em 1989, cargo que ocupa até 2008 e em 1992, cria o grupo de danças Ruth Rachou. Em 1993, viaja mais uma vez para Nova York, onde, desta vez, desenvolve seus estudos do método Pilates, introduzindo em sua escola em 1994.
Em 2007, é homenageada com uma festa pelos seus 80 anos. Em 2008, passa a dar aulas no Studio 3 e é homenageada com o projeto Ruth Rachou 80 anos, patrocinado pela Funarte. Lança o livro Ruth Rachou – Biografia, escrito por Bernadette Figueiredo e Izaías Almada.
Para saber mais sobre a carreira de Ruth Rachou acesse o texto e cronologia sobre a artista produzida para o documentário da série Figuras da Dança, da São Paulo Companhia de Dança em http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/folhetos_figuras_da_danca.php
Aos seis anos, em 1933, dança com sua irmã no Teatro Municipal de São Paulo, no espetáculo beneficente Gata Borralheira, de um grupo amador de senhoras da sociedade paulistana.
Começa a estudar com Kitty Bodenheim (1912-2003), em 1935, e em 1938, viaja para a Alemanha, no navio Monte Rosa, com sua mãe e irmã, onde passam seis meses em visita a seu avô, na cidade de Magdeburg.
Em 1942, passa a estudar balé no Instituto Jaguaribe com Liesel Klostermann, professora alemã que viveu no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial (voltou ao seu país logo após o fim da guerra). Em 1945, inicia seus estudos de balé com Maria Olenewa (1896-1965), que seguem até 1954. Casa-se com o arquiteto Gastão Rachou Jr., no dia 11 de setembro de 1947, e passa a usar o nome Ruth Rachou. Em 1948 nasce seu primeiro filho, Gastão e em 1951, seu segundo filho, Raul. No mês seguinte é levada ao Dops (Departamento de Ordem Política e Social), onde sofre maus-tratos sob pretexto de uma investigação sobre seu marido, que está preso como militante do Partido Comunista Brasileiro.
Em 1953, participa do Ballet do IV Centenário, sob direção de Aurélio Milloss (1906-1988), seu primeiro trabalho profissional, que segue até 1955, quando participa do Ballet do Museu de Arte de São Paulo, sob direção de Abelardo Figueiredo (1931-2009).
Depois de participar de vários programas na TV Tupi, é contratada pela TV Record, em 1960, para trabalhar com a coreógrafa americana Sonia Shaw, onde mais tarde também se torna coreógrafa. No ano seguinte, dança Tio Samba, na TV Record começa a fazer aulas de balé clássico com Ismael Guiser (1927-2008) e Halina Biernacka (1914-2005), que seguem até 1966. Em 1963, recebe o troféu Roquete Pinto de melhor coreógrafa por seu trabalho na TV Record.
Ingressa no Ballet Renée Gumiel, em 1964, quando inicia aulas de dança moderna e participa como solista em vários espetáculos. Em 1965, participa do espetáculo Além do Muro, de Renée Gumiel (1913-2006) e em 1966, começa a fazer aulas com Maria Duschenes e Vera Kumpera.
Em 1967, separa-se de Gastão, conhece Edward Donovan, diplomata americano sediado em São Paulo e viaja para Nova York (EUA) pela primeira vez, onde começa seus estudos da técnica de Martha Graham (1893-1991), Merce Cunningham e jazz com Luigi. Participa do American Dance Festival em Connecticut e faz cursos de dança moderna de José Limón (1908-1972), técnica Graham, Alvin Ailey (1931-1989). De volta a São Paulo,
passa a dar aulas de dança moderna no Ballet Renée Gumiel. Em 1969, retorna aos Estados Unidos, onde vive até março de 1970, em Washington-DC. Participa do American Dance Festival pela segunda vez e frequenta os cursos de Paul Taylor, Walter Nicks (1925-2007), entre outros. Dança no Festival Latino-Americano de Dança, da Universidade de Georgetown.
Em 1970, faz um show brasileiro no Banco de Desenvolvimento, em Washington-DC, a pedido da Embaixada do Brasil. Em São Paulo, volta a morar em sua antiga casa com seus filhos e seu ex-marido. Em julho, muda-se para o apartamento de Bernadette Figueiredo, na rua Augusta, onde mora até 1974. Em dezembro, viaja para o Vietnã, para visitar Edward, ali sediado
durante a Guerra do Vietnã (1959-1975). Em 1971, volta a ensinar e a coreografar no Ballet Renée Gumiel. Abre sua escola na Avenida Brasil, em 1972, em sociedade com Claudia Chati. Participa do American Dance Festival em Connecticut (EUA) pela terceira vez. Nesse período até 1973 faz aulas com Lennie Dale (1934-1994) e Klauss Vianna (1928-1992).
Em 1980, é eleita presidente da Comissão de Dança da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Em dezembro, viaja novamente para os Estados Unidos com o objetivo de continuar sempre se reciclando. Em 1982, participa de cursos de dança moderna nas companhias de Jennifer Muller, Zena Romett e June Lewis. Torna-se assistente de Klauss Vianna, em 1983, na direção do Balé da Cidade de São Paulo. Em 1985, produz e dirige, até 1988, a mostra Inventores da Dança, um espaço pioneiro para a revelação de novos coreógrafos. Em 1986 introduz na sua escola o curso multidisciplinar Corpo Inteiro, um projeto piloto para o ensino da dança no ensino médio, sob coordenação de Helena Katz.
Torna-se professora de dança moderna da Escola de Bailados da Prefeitura de São Paulo, em 1989, cargo que ocupa até 2008 e em 1992, cria o grupo de danças Ruth Rachou. Em 1993, viaja mais uma vez para Nova York, onde, desta vez, desenvolve seus estudos do método Pilates, introduzindo em sua escola em 1994.
Em 2007, é homenageada com uma festa pelos seus 80 anos. Em 2008, passa a dar aulas no Studio 3 e é homenageada com o projeto Ruth Rachou 80 anos, patrocinado pela Funarte. Lança o livro Ruth Rachou – Biografia, escrito por Bernadette Figueiredo e Izaías Almada.
Para saber mais sobre a carreira de Ruth Rachou acesse o texto e cronologia sobre a artista produzida para o documentário da série Figuras da Dança, da São Paulo Companhia de Dança em http://www.saopaulocompanhiadedanca.art.br/folhetos_figuras_da_danca.php
Trabalhos
1966 Com o Ballet de Câmara atua no espetáculo Vestido de Noiva, no papel de Mme. Clecy, sob direção de Ademar Guerra (1933-1993) e coreografia de Marilena Ansaldi. Dança também Huis Clos, coreografia de Renée Gumiel.
1971 Coreografa para O Beco, casa noturna de Abelardo Figueiredo. Coreografa a peça O Evangelho Segundo Zebedeu, direção de Silnei Siqueira. Nesse período até 1974, na tv Cultura, participa dos programas Convite à Dança, Dança e Ritmo e Ciclorama. Em julho, apresenta-se na I Semana de Educação Artística em Salvador (ba), onde também faz aulas com Clyde Morgan e Rolf Gelevsky (1930-1988), professores na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Encena o espetáculo Dança no Espaço, no Teatro Municipal de Santo André, baseado em uma ideia do artista plástico Donato Chiarelli, sob direção de Francisco Medeiros. Coreografa a peça Hans Staden no País da Antropofagia, direção de Osmar Rodrigues Cruz (1924-2007). Coreografa a peça Sonho de uma Noite de Verão, direção de Kiko Jaess.
1973 Grava sua coreografia Dança dos Pássaros, para a tv Cultura. Coreografa a peça O Carrasco do Sol, direção de Madalena Nicol. Em junho, estreia o espetáculo Scapus, no Tuca, sob direção de Francisco Medeiros. Coreografa Isadora, que é apresentada na FAU-USP.
1974 Participa do espetáculo Caminhada, coreografia de Célia Gouvêa e direção de Maurice Vaneau (1925-2007).
1975 Estreia Auké, no Teatro de Dança Galpão, com direção de Francisco Medeiros, e viaja com o espetáculo pelo interior de São Paulo. Coreografa a peça O estranho, com Raul Cortez e Paulo César Pereio, no Teatro
Brasileiro de Comédia, direção de Silnei Siqueira.
1976 Apresenta Auké no Rio de Janeiro. Participa do Festival de Ouro Preto, com Vivências (Isadora e Junções Sucessivas Contrárias).
1978 No evento Arte Aberta, no Teatro Galpão, dança Edipus Corpus Cristo, de Mara Borba, em dueto com Raul Rachou. Dança Amargamassa, coreografia de Renée Gumiel. Participa de Dédalo e o Redemunho, coreografia de Ivaldo Bertazzo. Coreografa Coreomania, para oito bailarinos, com estreia no Masp (Museu de Arte de São Paulo). Participa de Isadora, Ventos e Vagas,
de Célia Gouvêa e Maurice Vaneau, no Teatro Cultura Artística.
1979 Estreia Sonho de Valsa, com Thales Pan Chacon (1956-1997), direção de José Possi Neto, na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).
1981 Participa do filme Asa Branca, de Djalma Limongi Batista. Estreia Tratar com Murdock, de José Possi Neto, no Espaço Govinda.
1987 Participa do espetáculo Nijinsky, de Naum Alves de Souza, com J. C Violla no papel principal e coreografia de Célia Gouvêa.
1992 Realiza o projeto A Técnica Conta a Dança, em parceria com o Cena (Centro de Encontro das Artes), sob coordenação de Gilda Murray. Apresenta o espetáculo Runaway Horses, no Teatro Brasileiro de Comédia.
1993 Dirige e coreografa o espetáculo Canção, no Teatro Brasileiro Comédia, em outubro 1999 Ê homenageada com um espetáculo dançado por Umberto da Silva
(1951-2008), no Sesc-SP.
2000 Dança uma coreografia de Gabi Imparato, no projeto O Feminino na Dança, do Centro Cultural São Paulo. Ê homenageada na 2ª Bienal de Dança, no Sesc-Santos, onde apresenta o solo Dançarinar, coreografia de Helena Bastos, e seu grupo dança Intermezzo, de sua autoria.
2002 Estreia o solo Depois de Ontem, coreografado por Juliana Rinaldi, no projeto Damas da Dança, no Sesc-SP e no Sesc-Santo André.
2003 Dança A Promessa, de Luis Arrieta, no Gala 3, no Teatro Procópio Ferreira.
2004 Reapresenta A Promessa, no Teatro Alfa.
2005 Dança coreografia de Ivonice Satie, no Teatro Alfa e no Teatro Sérgio Cardoso.
1971 Coreografa para O Beco, casa noturna de Abelardo Figueiredo. Coreografa a peça O Evangelho Segundo Zebedeu, direção de Silnei Siqueira. Nesse período até 1974, na tv Cultura, participa dos programas Convite à Dança, Dança e Ritmo e Ciclorama. Em julho, apresenta-se na I Semana de Educação Artística em Salvador (ba), onde também faz aulas com Clyde Morgan e Rolf Gelevsky (1930-1988), professores na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Encena o espetáculo Dança no Espaço, no Teatro Municipal de Santo André, baseado em uma ideia do artista plástico Donato Chiarelli, sob direção de Francisco Medeiros. Coreografa a peça Hans Staden no País da Antropofagia, direção de Osmar Rodrigues Cruz (1924-2007). Coreografa a peça Sonho de uma Noite de Verão, direção de Kiko Jaess.
1973 Grava sua coreografia Dança dos Pássaros, para a tv Cultura. Coreografa a peça O Carrasco do Sol, direção de Madalena Nicol. Em junho, estreia o espetáculo Scapus, no Tuca, sob direção de Francisco Medeiros. Coreografa Isadora, que é apresentada na FAU-USP.
1974 Participa do espetáculo Caminhada, coreografia de Célia Gouvêa e direção de Maurice Vaneau (1925-2007).
1975 Estreia Auké, no Teatro de Dança Galpão, com direção de Francisco Medeiros, e viaja com o espetáculo pelo interior de São Paulo. Coreografa a peça O estranho, com Raul Cortez e Paulo César Pereio, no Teatro
Brasileiro de Comédia, direção de Silnei Siqueira.
1976 Apresenta Auké no Rio de Janeiro. Participa do Festival de Ouro Preto, com Vivências (Isadora e Junções Sucessivas Contrárias).
1978 No evento Arte Aberta, no Teatro Galpão, dança Edipus Corpus Cristo, de Mara Borba, em dueto com Raul Rachou. Dança Amargamassa, coreografia de Renée Gumiel. Participa de Dédalo e o Redemunho, coreografia de Ivaldo Bertazzo. Coreografa Coreomania, para oito bailarinos, com estreia no Masp (Museu de Arte de São Paulo). Participa de Isadora, Ventos e Vagas,
de Célia Gouvêa e Maurice Vaneau, no Teatro Cultura Artística.
1979 Estreia Sonho de Valsa, com Thales Pan Chacon (1956-1997), direção de José Possi Neto, na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado).
1981 Participa do filme Asa Branca, de Djalma Limongi Batista. Estreia Tratar com Murdock, de José Possi Neto, no Espaço Govinda.
1987 Participa do espetáculo Nijinsky, de Naum Alves de Souza, com J. C Violla no papel principal e coreografia de Célia Gouvêa.
1992 Realiza o projeto A Técnica Conta a Dança, em parceria com o Cena (Centro de Encontro das Artes), sob coordenação de Gilda Murray. Apresenta o espetáculo Runaway Horses, no Teatro Brasileiro de Comédia.
1993 Dirige e coreografa o espetáculo Canção, no Teatro Brasileiro Comédia, em outubro 1999 Ê homenageada com um espetáculo dançado por Umberto da Silva
(1951-2008), no Sesc-SP.
2000 Dança uma coreografia de Gabi Imparato, no projeto O Feminino na Dança, do Centro Cultural São Paulo. Ê homenageada na 2ª Bienal de Dança, no Sesc-Santos, onde apresenta o solo Dançarinar, coreografia de Helena Bastos, e seu grupo dança Intermezzo, de sua autoria.
2002 Estreia o solo Depois de Ontem, coreografado por Juliana Rinaldi, no projeto Damas da Dança, no Sesc-SP e no Sesc-Santo André.
2003 Dança A Promessa, de Luis Arrieta, no Gala 3, no Teatro Procópio Ferreira.
2004 Reapresenta A Promessa, no Teatro Alfa.
2005 Dança coreografia de Ivonice Satie, no Teatro Alfa e no Teatro Sérgio Cardoso.
Bibliografia
Ruth Rachou – Biografia | Bernadette Figueiredo e Izaías Almada | Editora Casa Amarela
Documentário Ruth Rachou - Figuras da Dança | Direção Inês Bogéa e Sérgio Roizenblit| São Paulo Companhia de Dança, SP, 2009
Documentário Ruth Rachou - Figuras da Dança | Direção Inês Bogéa e Sérgio Roizenblit| São Paulo Companhia de Dança, SP, 2009
Links
http://www.ruthrachou.com.br/
(Pesquisa SPCD)