Dança em Rede
Carla Normagna
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: MG
- Atividade: Bailarina
Histórico
Doutora em Artes Cênicas pela EBA/UFMG com a tese “Corpo, pulsão e vazio: uma poética da corporeidade”, mestre em Artes pela EBA/UFMG (2007) e bacharel em Artes Cênicas pela UFMG (2004). Carla Andréa teve sua formação em dança clássica, moderna e contemporânea na Fundação Clóvis Salgado e integrou várias companhias profissionais de dança de Belo Horizonte.
Em teatro sua formação inclui vários workshops no Brasil e no exterior, dentre eles: “Dança das Intenções” com Roberta Carreri, “O eco do silêncio” com Julia Varley e “Como pensar através de ações” com Eugênio Barba e Julia varley (Odin Teatret – Dinamarca), Ana Woolf (Argentina-França). Em 2009 esteve no Odin Teatret – Dinamarca, participando dos eventos Transit 6 e The Periphery of Transit. Neste mesmo ano vinculou-se ao The Magdalena Project – rede internacional de mulheres de teatro contemporâneo criada pela atriz e diretora Jill Greenhalgh.
Foi professora Substituta de teatro, na área de Direção Teatral e Preparação Corporal do Curso de Teatro da UFMG. Bailarina/Atriz, Diretora e Professora, há 15 anos vem se dedicando ao ensino, pesquisa, atuação e direção nas áreas de Dança-Teatro, com experiência no Brasil e no exterior. Em 2013 estreou seu espetáculo solo de dança-teatro Fuga: um quarto para si", dirigido por Tarcísio Ramos Homem.
Atualmente é diretora, coreógrafa, professora de dança contemporânea da Cia Irassanta de dança-teatro e coordenadora do Litura - coletivo de criação. Bailarina desde 1994, sua formação em dança se deu na Fundação Clóvis Salgado, Centro Mineiro de Danças Clássicas e Estúdio Dudude Hermman. Inclui também workshops com Carmen Paternostro, Rose Akras (BMC e Movimento Somático), Mark Sieczkarek (dança-teatro - Alemanha), Amparo Brito (dança clássica - Cuba). Integrou as seguintes companhias de dança da capital: Companhia Mineira de Danças Clássicas e Companhia de Dança Movimento.
Faz preparação corporal para atores. Seu mais recente trabalho como preparadora corporal e coreógrafa foi no espetáculo "180 dias de inverno", dirigido por Nando Motta. Foi diretora dos espetáculos "Solo para coisas quase esquecidas" e "Caso 1: H, grávida de sentido". Também atuou como coreógrafa e preparadora vocal e corporal nesses espetáculos.
Foi professora de dança contemporânea e consciência corporal na Geraes Escola de Danças, dirigida por Kátia Cruz e na Marcenaria Centro de criação, dirigida por Gabriela Cristófaro. Em 2009 participou de oficina residência com Maura Baiocchi onde foi criada a intervenção Perséfonefobia, apresentada na Argentina. Também em 2009 foi para o Odin Teatret, participando dos eventos Transit 6 e The Periphery of Transit. Neste mesmo ano vinculou-se ao The magdalena Project - rede internacional de mulheres de tearo contemporâneo criada pela atriz e diretora Jill Greenhalgh.
Em 2010 foi convidada a levar o espetáculo "Solo para coisas quase esquecidas" no qual assina a direção para a 1a edição do Festival Solo Férteis, em Brasília, vinculado ao The Magdalena Project.
No campo acadêmico graduou-se em Artes Cênicas/UFMG
Trabalhos
Solo para coisas quase esquecidas (2010)
Caso 1: H, grávida de sentido (2004)
Carta ao avô (2013)
Fuga um quarto para si (2013)
Bibliografia
é Mestre e Doutoranda em Artes – EBA/UFMG. Foi professora substituta da área de atuação do Curso de Graduação em Teatro da UFMG onde assumiu as disciplinas de direção teatral, atuação e processos de criação em dança-teatro.Ê pesquisadora do GT Pesquisa em Dança no Brasil: investigações e processos da ABRACE. Tem livros e artigos publicados e desenvolve pesquisas na área de formação corporal do ator-bailarino, processos de criação em dança-teatro e psicanálise.”
Verbete editado por:
Atualizado (MAIO 2020)