Dança em Rede

Mônica Barbosa

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Bailarina
  • Data de nascimento: 23/08/1968

Histórico

Começou seus estudos com Jonnhy Franklin, Tatiana Leskova e Eugenia Feodorova. Estudou no Joffrey Ballet School, David Howard Dance Center e se formou pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa e pelo método da Royal Academy of Dance.

Aos 19 anos, ingressou no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de janeiro, trabalhando com grandes nomes da dança Nacional e Internacional, como Jean Yves-Lormeau, Elisabeth Platel , Márcia Haydée , Dalal Achcar , Peter Wright, Pierre Lacote, Vladimir Vasiliev, Natalia Makarova , Charles Jude , Angelin Prejlocaj, Rodrigo Pederneiras, David Parsons, Deborah Colker, Renato Vieira, Roland Petit, Roseli Rodrigues, Millicent Hodson, Patricia Nery, dentre outros.
Dançou o papel principal do balé “Maple Leaf Rag” de Martha Graham, ao lado de Bruno Cezario.

Trabalhos

Faz parte do Grupo de Dança DC, onde já dançou coreografias de Rodrigo Moreira, João Wlamir, Paulo Argueles, Rodrigo Negri, e agora suas próprias coreografias.

Seu primeiro trabalho como coreógrafa foi, em 1996, para “Susie Q” filme, curta metragem de Marcelo Maia.

Em 2003, coreografou para o espetáculo “Flip, Flop and FLY “, de Bruce Henry, Steven Harper e Bettina Dalcanale.

Coreografou também na Mostra Solos de Dança, no Sesc, de 2005, para a 1ªbailarina Bettina Dalcanale a obra solo “Desapego”, para a mesma bailarina coreografou o solo “ O Canto do cisne Negro”, sendo este solo dançado no Projeto Aquarius “Villa-Lobos Alma Brasileira”, em comemoração dos 80 anos de O Globo e para o Cello Encounter dos anos de 2005, 2006 e 2007.

Em 2006, participou coreografando e dançando no Workshop Rodrigo Moreira do Theatro Municipal, com a obra: “...das gotas de chuva”, sendo escolhida por um júri e pelo público como uma das seis melhores, integrando assim, o repertorio da companhia .

Em 2007, fez a coreografia e o trabalho de corpo para a peça “ Isadora Duncan”, de Aguinaldo Silva, com Direção Geral de Bibi Ferreira e Direção de Paulo Afonso de Lima, tendo a atriz Letícia Spiller no papel principal.

Fez a coreografia e dançou “Dois” para o Cello Encounter de 2009. Em 2010, fez coreografia adicional e dançou o Projeto do Centro Cultural dos Correios, “Uma em Quatro”, ao lado de Ana Botafogo.

Em 2011, foi assistente de coreografia, ensaiadora e bailarina do espetáculo “ Lado B”.

Em 2013, foi assistente de coreografia e ensaiadora da “Ópera Aida”, no Theatro Municipal e do espetáculo “ Discothè ke”.

Em 2014, dançou, coreografou e foi assistente de direção do espetáculo “Cores do Brasil, para o Centro Cultural dos Correios.

No mesmo ano, foi jurada do Desfile do Carnaval do Rio de Janeiro- Série B e ministrou o curso "Composição Coreográfica", no Curso de Aperfeiçoamento Profissional do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro.

Graduada em Licenciatura em Dança pela Univercidade. "

Videografia

Ballet Maple Leaf Rag:
https://www.youtube.com/watch?v=13y1diTWTJg

O Canto do Cisne Negro- coreografia de Mônica Barbosa:
https://www.youtube.com/watch?v=XBl1irQ_iNE

(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)


"