Dança em Rede

Ballet Comique de la Reine

  • Categoria: Coreografias
  • País de origem: França
  • Cidade de origem: Paris
  • Ano de criação: 1581
  • Duração: 380
  • Grupos de estreia: dançado pela Corte da Rainha
  • Autores: Balthasar de Beaujoyeulx
  • Remontagens: As obras do balé de corte eram montadas especificamente para cada uma das situações em que eram apresentadas, sendo que os próprios textos e coreografias eram propostas de significação específicas para aquele contexto, frequentemente, de forma que não eram, em geral, remontados pela sua sociedade. Apesar de haver grande interesse histórico nesses balés, todo o acesso a eles vêm da literatura, já que não houve manutenção (e sequer composição) de um repertório.

Histórico

Balthasar de Beaujoyeulx originalmente Baldassare de Belgiojoso foi um coreógrafo, compositor e violinista franco-italiano, servo da corte de Catarina de Médici, tutor musical dos filhos da rainha e responsável por desenvolver entretenimentos para a corte. Ele compôs diversos balés para a corte e foi o responsável pelo desenvolvimento dos cenários, direção, direção de palco e coreografias do Ballet Comique de la Reine, integrando pela primeira vez uma proposta narrativa com a música e a coreografia.

Sinopse

O Balé conta o mito da Deusa Circe, que aprisiona marinheiros de Odisseu, o herói da Odisséia e da batalha de Tróia, enfeitiçando-os.

O Ballet foi apresentado na ocasião do casamento da irmã da rainha, como um presente de entretenimento para a corte. Com um desenvolvimento conjunto de texto, trilha sonora e cenografia, é a primeira proposta de um teatro total (que englobasse todas as artes em prol da apresentação).

A Coreografia era dividida em um prólogo, seis entradas e um gran finale, sendo a primeira de que se tem notícia a fazer essa construção, posteriormente tornada comum, de finais exagerados.

O ballet, que durava cinco horas e meia tinha a coreografia majoritariamente geometrizada, como era o costume da época. Uma das entradas que ficaram célebres, com 15 bailarinos, apresentava 40 formações diferentes, sendo que todas elas, assim como seus bailarinos, ficavam voltados para o rei o tempo todo.

O Ballet Comique de La Reine definiu o gênero do Ballet de Corte, tornando-se seu molde, que foi copiado durante todo o século seguinte.

Bibliografia

Algumas sugestões de leituras e referências acerca da História da Dança.

ANDERSON, Jack. Ballet and Modern Dance: a concise history
ANDERSON, Jack. Dança
AU, Susan. Ballet & modern dance.
BALANCHINE, George; MASON, Francis. Complete Stories of the Great Ballets
BOUCIER, Paul. História da Dança no Ocidente
CAMINADA, Eliana. História da Dança: evolução Cultural
COHEN, Selma Jean. Dance as a Theatre Art
CRAINE, Debra; MACKRELL, Judith. The Oxford Dictionary of Dance
DILS, Ann; ALBRIGHT, Ann Cooper. Moving History / Dancing Cultures: a dance history reader
FARO, Antonio Jose; SAMPAIO, Luiz Paulo. Dicionário de Balé e Dança
KIRSTEIN, Lincoln. Four Centuries of Ballet
KOEGLER, Horst. The Concise Oxford Dictionary of Ballet
PORTINARI, Maribel. História da Dança
SORELL, Walter. Dance in Its Time

Links

Trecho da trilha sonora do Ballet Comique de La Reine e gravuras da época

Por Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa 37

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)