Dança em Rede

Ballet do IV Centenário

  • Categoria: Companhias Profissionais
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo (Brasil)

Histórico

O Ballet do IV Centenário da Cidade de São Paulo foi um grande marco da dança cênica profissional paulistana e seus integrantes foram fundamentais para a disseminação e evolução da dança na cidade. Além da atuação como bailarinos, posteriormente, alguns destes artistas contribuíram como professores da Escola Municipal de Bailado, atualmente Escola de Dança de São Paulo. Nesta postagem apontaremos duas protagonistas fundamentais na formação de várias gerações de bailarinos paulistanos.

Ady Addor (RJ 1936 – SP 2018) iniciou seus estudos de ballet no Rio de Janeiro, mudando para São Paulo ao trabalhar como solista do Ballet do IV Centenário. Após a companhia ser dissolvida dançou no American Ballet Theatre e no Ballet Nacional de Cuba, despedindo-se dos palcos como bailarina em 1961, dedicando-se ao ensino de dança. Junto a Marisa Magalhães e Yara Von Lindenau, também ex-integrantes do Ballet do IV Centenário fundou a Escola Balleteatro (1972-1978). Na década de 1980 foi diretora da Escola de Bailado contribuindo com sua experiência para uma coordenação pedagógica precisa na formação de bailarinos na cidade.

Ruth Rachou (SP 1927) conhecida pela formação de gerações de dançarinos de dança moderna, também fez parte do elenco do Ballet do IV Centenário e do Ballet do Museu de Arte de São Paulo. Tendo a dança clássica como formação inicial, posteriormente interessou-se por dança moderna estadunidense. Além disso, manteve até 2015 seu estúdio de dança em plena atividade. Trabalhou com docente de dança moderna na Escola de Bailado a partir de 1987, permanecendo vinte anos na instituição.

Links

Conteúdo produzido originalmente para o Instagram da Edasp

Verbete editado por:

Yaskara Manzini - Equipe EDASP - Atualizado (JUNHO 2022)
X