Dança em Rede

Cia. Druw

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: SP
  • Cidade de origem: São Paulo
  • Ano de criação: 1996

Histórico

A Cia. Druw foi criada pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe em 1996. Suas propostas coreográficas sempre estão relacionadas com temas cotidianos e da natureza humana, e são planejadas de modo reflexivo e bem humorado, em busca de uma linguagem própria. A técnica contemporânea da companhia vem sendo elaborada e estruturada por Miriam, que mistura a interpretação com movimentos e contextos variados da dança. Atrelado aos espetáculos que produz, a Cia Druw busca também investir em projetos de difusão e formação de público. Eles realizam workshops para formadores de opinião, como professores da rede pública de ensino, arte-educadores, agentes culturais, além de ONGs e Instituições Sócio-Educativas. Com esse trabalho, a companhia busca potencializar a relação entre educação e cultura, com o objetivo de proporcionar a fruição total das obras artísticas por um número cada vez maior de pessoas. A companhia não possui sede, utiliza-se do espaço da universidade Anhembi Morumbi. Fontes: site da Cia. e Multiverso Comunicação

Trabalhos

Problemas Humanos, Poemas Urbanos (2003)
O espetáculo traz o intérprete como ressonante dos processos de comunicação urbanos. Como é atingido e reage à poluição sonora, visual e ao congestionamento de informações. A proposta é um experimentalismo poético-corporal frente aos processos comunicativos contemporâneos.

Corpoético (2006)
A coreografia busca a linguagem poética no corpo que dança. A montagem, que também usa recursos multimídia, permite que o público possa ter a experiência de olhar o corpo de diferentes ângulos.
O trabalho reflete também de forma lúdica e divertida sobre a questão do corpo feminino que se sujeita aos rigores de uma moda que o afasta cada vez mais de sua essência e vive o caos de querer ser outro corpo. Inspirado em “Corpo-Tempo-Espaço”, de Cecília Meirelles, e “Necrologia dos Desiludidos de Amor”, de Carlos Drummond de Andrade.

Vila Tarsila (2010)
Este espetáculo de dança é baseado na infância da artista Tarsila do Amaral, remontando a suas primeiras impressões criativas e chegando a influências marcantes em sua criação. O número trata principalmente de experiências visuais das inúmeras viagens e brincadeiras que recheavam as tardes na fazenda onde Tarsila vivia, em Capivari, interior de São Paulo.

Girassois (2011)
O espetáculo é inspirado nas obras do pintor holandês pós-impressionista Vicent Willen Van Gogh que, por meio de um código de cores, linhas e composições, revela como o artista vê o mundo que o rodeia e, deste modo, transforma a natureza observada em sensações. Em Girassóis, a Cia. Druw busca trabalhar essas experiências sensoriais, criar e recriar a dança contemporânea de maneira lúdica para o público infantil.

Fontes: site da Cia., Portal SESCSP, Revista Veja São Paulo.

Links

http://www.ciadruw.com.br
Vila Tarsila (2010)- http://www.youtube.com/watch?v=KyOPACNU65I
Girassois (2012) – http://www.youtube.com/watch?v=UW3-HjCkjB4

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)