Dança em Rede
Daniel Deivison-Oliveira
- Categoria: Profissionais da dança
- País de origem: Brasil
- UF de origem: RJ
- Cidade de origem: Rio de Janeiro
- Atividade: Bailarino
- Data de nascimento: 10/11/1986
Histórico
Daniel Deivison-Oliveira. Foto: Divulgação
BIOGRAFIA
Daniel Deivison-Oliveira começou a dançar aos 8 anos ao ingressar no projeto Dançar a Vida, da Escola de Dança Petite Danse, no Rio de Janeiro. As suas irmãs faziam aulas de ballet e a professora o convidou para fazer também. Também passou pela Escola de Dança Maria Olenewa, Ballet da Cidade de Niterói e Cia Brasileira de Ballet. Em 2003, participou das finais do Youth America Grand Prix e ganhou várias bolsas de estudo, assim ingressou na San Francisco Ballet School, mas logo voltou ao Brasil. No ano seguinte, foi convidado a participar do recém-criado programa de treinamento da mesma escola. Em 2005, ingressou no corpo de baile do San Francisco Ballet, sendo promovido a solista em 2011, seu atual posto na companhia. Indicado ao Isadora Duncan Dance Award como melhor desempenho de grupo em Classical Symphony (2010), de Yuri Possokhov, na temporada 2010 do San Francisco Ballet.Trabalhos
Como bailarino do San Francisco Ballet, seus papéis de destaque foram Espada em Dom Quixote (2003), Principal em The Fifth Season (2006), Peasant pas de cinq em Giselle (1999), Convidado, Rei dos ratos, Jack-in-the-Box, Dancing Nutcracker, Rei do gelo, espanhol, árabe, chinês e russo em O Quebra-Nozes (2004), Tebaldo e acrobatas em Romeu e Julieta (1994), Cavaleiro, pretendente e Gato de Botas em A Bela Adormecida (1990), Von Rothbart, aristocrata, espanhol, russo, mazurka e czardas em O lago dos cisnes (1988), de Helgi Tomasson; War e Discord soloist em Coppélia (1974), Diamantes em Jewels (1967), First Theme em The Four Temperaments (1946) e Servos em Prodigal Son (1929), de George Balanchine (1904-1983); Torvald Helmer em Ibsen’s House (2008), Principal em Lambarena (1995) e Papel principal em Tears (2014), de Val Caniparoli; Devil, Head Coachman e Moor em Petrouchka (1911), de Michel Fokine (1888-1942); Pas de cinq em Suite en Blanc (1943), de Serge Lifar (1905-1986); Sombra em The Little Mermaid (2005), de John Neumeier; The Foil em In the Countenance of Kings (2016), de Justin Peck; Principal em Classical Symphony (2010), Kaschei em Firebird (2007), Principal em Fusion (2008), Four Sailors em Optimistic Tragedy (2017) e Principal em RAkU (2011), de Yuri Possokhov; Principal em Manifesto (2015), de Myles Thatcher; Fates em Cinderella (2012) e Principal em Within the Golden Hour (2008), de Christopher Wheeldon.
Outras obras pela companhia foram 7 for Eight (2004), Caprice (2014), Haffner Symphony (1991), Nanna’s Lied (1993), On a Theme of Paganini (2008), Prism (2000) e Trio (2011), de Helgi Tomasson; Night (2000) e A rose by any other name (2008), de Julia Adam; Allegro Brillante (1956), Stravinsky Violin Concerto (1972), Symphony in C (1948), Tarantella (1964) e Theme and Variations (1947), de George Balanchine (1904-1983); Double Evil (2008), de Jorma Elo; Artifact Suite (2004), de William Forsythe; Symphonic Dances (2012), de Edwaard Liang; Guernica (2018), de Annabelle Lopez Ochoa; Borderlands (2013) e Chroma (2006), de Wayne McGregor; Rodeo (1942), de Agnes de Mille (1905-1993); The Chairman Dances – Quartet for Two (2017), de Benjamin Millepied; A Garden (2001) e Sandpaper Ballet (1999), de Mark Morris; Raymonda Ato III (1983), de Rudolf Nureyev (1938-1993); Guide to Strange Places (2012), de Ashley Page; Hurry Up, We’re Dreaming (2018) e Rodeo: Four Dance Episodes (2015), de Justin Peck; Björk Ballet (2018), de Arthur Pita; Diving into the Lilacs (2009), Francesca da Rimini (2012), Reflections (2005) e Swimmer (2015), de Yuri Possokhov; The Concert (1956), Glass Pieces (1983), Opus 19: The Dreamer (1979), West Side Story Suite (1995), de Jerome Robbins (1918-1998); Changes (2008) e Spring Rounds (2004), de Paul Taylor (1930-2018); Ghosts (2010), Number Nine (2011) e Rush (2003), de Christopher Wheeldon; e Underskin (2010), de Renato Zanella.
Em 2016, participou do musical On the Town (2016), de Leonard Bernstein, com a San Francisco Symphony.
Também participou da Gala Despertares, no México, em 2016; International Ballet Gala: World Ballet Superstars, na Malásia, em 2014; Ballet Stars From San Francisco, Lively Arts Foundation Gala, nos Estados Unidos, em 2012; e da Tiit Helimets and Company Tour, na Estônia, em 2011.
Por Cássia Pires | Pesquisa SPCD
Videografia
Youth America Grand Prix 2003
<https://www.youtube.com/watch?v=4bLldigP9Iw>
Espada, Dom Quixote, San Francisco Ballet
<https://www.instagram.com/p/CBopI-tjAkM/>
Daniel fala a respeito de sua carreira, San Francisco Ballet
<https://www.youtube.com/watch?v=ZFmyQ_tvwD8>
Daniel comenta sobre seus vários papéis em O Quebra-Nozes, San Francisco Ballet
<https://www.youtube.com/watch?v=CcnAOMVq5nM>
Links
Perfil no site da companhia
<https://www.sfballet.org/artist/daniel-deivison-oliveira/>
Perfis pessoais
<https://www.instagram.com/danieldeivisonoliveira>
<https://www.facebook.com/daniel.deivisonoliveira>