Dança em Rede

Edmundo Carijó

  • Categoria: Profissionais da dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RJ
  • Cidade de origem: Rio de Janeiro
  • Atividade: Bailarino

Histórico

Nascido em 1925, iniciou seus estudos na Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com Yuco Lindberg. Em 1948, ingressou no Corpo de Baile deste mesmo teatro, sob direção de Nina Verchinina. Em 1949, passou ao cargo de solista e, em 1956, a primeiro bailarino. Trabalhou com renomados coreógrafos, como: Leonid Massine, Vaslav Veltchek, Yuco Lindberg, Madeleine Rosay, Juliana Yanakiewa, Dennis Gray, Tatiana Leskova, William Dollar, Harold Lander, dentre tantos outros.

Trabalhos

Destacou-se nos papeis de Hillarion”, em Giselle, ao lado de Tamara Toumanova e em “Mazurca” e “Czardas” no Ballet Coppélia, ao lado de Alicia Alonso e Igor Youskevitch. Substituiu Leonid Massine em Capricho Espanhol e em Sombrero de Tres Picos.

Foi diretor do Ballet da Imprensa, do Ballet Jovem e do Ballet Oficina.

Na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, foi professor de Técnica de Balé, Terminologia e Pedagogia do Ensino. Nesta mesma instituição, criou o curso profissionalizante para rapazes.

Recebeu o Diploma e Comenda do Mérito Artístico da Dança pelo Conselho Brasileiro de Dança – CBDD, e Moção de Louvor por trabalhos como coreógrafo, bailarino, cantor e ator pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1990.

(Por Liana Vasconcelos | Pesquisa SPCD)”

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)