Dança em Rede

Fundass

  • Categoria: Outros

Histórico

A FUNDASS - Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” foi criada em 8 de maio de 2007 e é regulamentada pelas Leis Municipais n° 82/07, n° 89/07, n° 109/10, n° 191/15 e n° 224/17. Tem como objetivo incentivar políticas públicas de cultura, garantindo o acesso da população aos bens artísticos e culturais e fomentando a conservação dos patrimônios materiais e imateriais do município.
Em março de 2018, a FUNDASS ganhou sede própria, localizada na Rua Expedicionário Brasileiro, nº 171, Centro Histórico. Entre suas ações, destacam-se: o fomento a grupos artísticos e culturais locais; a formação, de forma descentralizada, por meio das Oficinas Culturais, nas mais variadas linguagens, além de cursos de qualificação e de formação técnica, realizados em parceria com entidades como a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e o Centro Paula Souza; e a fruição, por meio de programas e ações culturais que disseminam a cultura, de Costa Sul a Costa Norte de São Sebastião, tendo como destaque as festividades do Padroeiro, do Carnaval, as Comemorações da Emancipação Político-Administrativa, o Festival Gastronômico Caiçara, o Todas as Danças - Festival de Dança, o SomSebass, o FestArt – Festival de Teatro Estudantil, , o Arraiá Caiçara, a São Sebastião Preta - Semana da Consciência Negra, entre outros, primando sempre pela salvaguarda da Cultura Tradicional Caiçara.  
A FUNDASS é mantenedora de 5 polos culturais (Costa Norte, Batuíra, Casa da Cultura, Topolândia e Boiçucanga), além do Teatro Municipal, da Casa do Patrimônio Histórico de São Sebastião (Arquivo Histórico Municipal), da Casa Severino Ferraz, da Capela São Gonçalo, do Sitio Arqueológico São Francisco, do Museu Adélia Barsotti (Museu do Bairro de São Francisco), Capela da Enseada e das Bibliotecas Municipais Central e Costa Norte; mantendo ainda os corpos estáveis Banda Municipal Maestro Manoel Ladislau de Mattos, Coral Municipal Maestro Sinésio Pinheiro e Banda Marcial Municipal de São Sebastião – BAMMUSS, contratando a cada semestre cerca de 85 artistas orientadores e atendendo anualmente mais de 6 mil aprendizes.  
Além disso, a FUNDASS tem parceria com instituições que dão oportunidade à um público de alta vulnerabilidade social, os aprendizes com necessidades especiais da comunidade e da APAE, idosos e crianças a partir de 2 anos de idade das unidades escolares.
Exemplos:
SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA PARTICIPA DO IV FESTIVAL DE DANÇA DE SÃO SEBASTIÃO – TODAS AS DANÇAS No final de maio, a Companhia realiza apresentações e atividades educativas gratuitas como parte da programação do evento A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) - corpo artístico da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – participa do IV Festival de Dança de São Sebastião – Todas As Danças, nos dias 25 e 26 de maio. O evento é realizado pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass) e da Secretaria de Turismo (SETUR).   No dia 25 de maio, às 19h, no palco à céu aberto que será montado no Complexo Turístico, a Companhia apresenta duas obras clássicas de seu repertório. Uma delas é o Grand Pas de Deux de Dom Quixote (2012), na versão de Duda Braz a partir do original de 1869 de Marius Petipa (1818-1910). A coreografia é baseada num capítulo da famosa obra de Miguel de Cervantes, que narra as aventuras do barbeiro Basílio e seu amor por Kitri, a filha do taberneiro. A coreografia mostra o momento do casamento entre eles. Já o Pas de Deux de O Corsário (2015) - coreografia da São Paulo Companhia de Dança a partir do original de 1858 também de Petipa - mostra o segundo ato da obra e revela a cumplicidade entre Medora e Ali. Essa coreografia apresenta o virtuosismo técnico dos intérpretes aliado à uma dramaticidade lírica que deixa ver os sentimentos de duas pessoas que partilham uma visão de mundo em busca da liberdade. As apresentações são gratuitas e para assistir é necessário trocar 1k de alimento não perecível por um ingresso, no dia e local do evento, a partir das 16h. Atividade Educativa No dia 26 de maio, sexta-feira, acontece a Oficina de Balé Clássico, das 9h30 às 11h. A atividade é gratuita, indicada para pessoas a partir de 14 anos e com nível intermediário na modalidade. Será ministrada pelo gerente de ensaio da companhia, Milton Coatti, na Casa de Cultura. As vagas são limitadas e para participar é necessário fazer inscrição via telefone (12) 3892-4604 ou presencialmente no local.
Endereço:R. Expedicionários Brasileiros, 171 - Centro, São Sebastião - SP, 11608-584, Brasil

Verbete editado por:

- Atualizado (Dezembro de 2023)