Dança em Rede

Grupo Tato

  • Categoria: Grupos de dança
  • País de origem: Brasil
  • UF de origem: RS
  • Cidade de origem: Porto Alegre
  • Ano de criação: 2005
  • E-mail: fer.carvalholeite@terra.com.br 109

Histórico

O grupo Tato foi criado em Porto Alegre, em 2005, por Fernanda Carvalho Leite. O grupo possui como principal influência o contato improvisação especialmente Steve Paxton, Nancy Stark Smith. Os coreógrafos que trabalham são Fernanda Carvalho Leite, Juliana Vicari, Lindon Shimizu, Viviane Lencina, Luciana Hoppe, Alessandro Rivellino e Juliano Motta. A preparação técnica escolhida pelos bailarinos criadores em conjunto é baseada em contato improvisação e individualmente alguns realizam aulas de pilates, dança moderna e contemporânea. Premiações: Prêmio Palco habita sul de Montagem Cênica para Beatriz Prêmio Açorianos de Dança Melhor Trilha Sonora (2008) por Beatriz.

Trabalhos

Coreografias:
A/casa/lar (2006). Improvisação estruturada

Amar é importante (2007). Improvisação estruturada

Vuvuzelas e Jabulanis (2010). Improvisação estruturada com bolas e cornetas

Estudando o Toc (2010). Coreografia e improvisações estruturadas

Espetáculos:

BEATRIZ, a BEleza e A TRIsteZa (2008).
Espetáculo de dança-teatro com uso de dança aérea (circo) e sombra chinesa.

Ato ao acaso (2009).
Espetáculo definido através de sorteio junto ao público das improvisações estruturadas que seriam dançadas e de improvisações definidas apenas pelo numero de bailarinos, nome dos bailarinos e tempo sorteados.
Durante o espetáculo ocorrem cinco atos de dança e música (por Guenther Andreas) criadas ao vivo, sobre variações a serem sorteadas pelo público. Uma das possibilidades é o quadro Você Decide, em que o espectador escolhe quem quer ver dançar e por quanto tempo. Outro, que foi chamado de 1, 2, 3, 4, reúne solos, duos, trios e quartetos em dois, três, quatro ou cinco minutos. Há um segmento inspirado em Laban, um quarto que propõe uma série de improvisações a partir de uma lista de temas, além de um número final.

Depois do acaso (2010).
Espetáculo com as melhores cenas de Ato ao acaso

SINC (2011)
Performances sobre a presença e a sincronicidade. O lugar e o momento em que se está e o que há. O movimento alavancado pelo estado em que se encontra, pela disponibilidade e conexão. Encontros, conflitos, perdas, prazeres e humor. A atriz bailarina vem investigando a performance em Contato Improvisação há mais de seis anos e em SINC compartilha o jogo com talentosos amigos como Juliana Vicari, Alessandro Rivellino, Thaís Petzhold, Viviane Lencina, Karen Volkmann, Laura Rosa, Celau Moreyra, Vagner Cunha e outros amáveis artistas. Cada noite uma noite única.

Links

Blog da responsável pelo grupo:

http://www.fernandacarvalholeite.blogspot.com/

(Por Paola Vasconcelos| pesquisa SPCD)”

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)