Dança em Rede

Holly Elizabeth Cavrell

  • Categoria: Profissionais da dança
  • Atividade: Professora
  • Data de nascimento: 09/02/1975

Histórico

A estadunidense Holly Cavrell veio para o Brasil trabalhar no Departamento de Artes Corporais da UNICAMP através da Fulbright, uma bolsa que promove o intercâmbio entre profissionais dos Estados Unidos e de outros países. Sua formação artística inclui Dança Moderna, Ballet, Clássico, Jazz e treinamento vocal. Holly trabalhou na Suécia, México, Venezuela, França, Finlândia, Dinamarca, e foi bailarina em várias companhias de dança, podendo-se destacar: Martha Graham, Paul Sanasardo Company e 5 X 2 Plus Dance Company. No Brasil, trabalhou com o Ballet Ópera Paulista, tendo sido condecorada com o Prêmio APCA em distinção. Vencedora do Prêmio Estímulo de Dança de Campinas, (SP), 1992. Coreografou para a CIA. De Dança Lina Penteado de Campinas, (SP), criando “South”, “Sideways”, “Memories of a Full Day” , “SISU” e “Roofs”, que foi selecionada para a Festival de Joinville em 2002. Também foi convidada pelo Ballet da Cidade de São Paulo para atuar como Professora de Técnica de Dança Moderna da companhia alem de receber convites de grandes companhias como 1o Ato de Belo Horizonte e Cisne Negro de São Paulo entre outras pelo Brasil. Participou de diversos festivais de dança, como o Festival de Inverno da UFMG, o Festival de Londrina, o Passo de Arte, o Riberãodanca, o Festival de Dança de Joinville. Professora concursada do Instituto de Artes e Doutora em Artes pela Unicamp, Holly assumiu a chefia do Departamento de Artes Corporais em Outubro de 2012.

Trabalhos

Como diretora e coreógrafa da Cia Domínio Publico, ganhou 1o Lugar do Prêmio Mapa Cultural de Dança do Estado de São Paulo/1996 com o trabalho “Buscando Lilith”. Em 1997 foi premiado o espetáculo “Dunas” para o evento “Movimentos de Dança” para SESC Consolação/ São Paulo.

Em 1998 foi selecionado o trabalho “‘Ta Olhando Pra Mim?” para o 1o Bienal de SESC- Santos, e em 2000 foi selecionado o trabalho “Paper House pata o 2º Bienal de SESC – Santos. Ganhou 3a Lugar no Curta Dança – SESI Sorocaba em Coreografia e 1o Lugar para o melhor figurino para o trabalho “Memories of a Full Day”. No seguinte ano ganhou 3ª lugar no mesmo evento para a coreografia “Sisu”.

O trabalho “Entre” foi selecionado para 5ª Bienal de SESC – Santos em 2007, e a coreografia “Canção Egoísta” foi selecionada para participar na Virada Cultural Paulista em 2008.

No Centro Cultural São Paulo, participou numeros vezes no evento O Feminino na Dança de 1993, 1996, 1997,1998, 2000 e a ultima edição de 2009 respectivamente. Seu trabalho “Subsolo” foi apresentado no Centro Cultural em junho de 2000.

Seu trabalho, “A Convulsiva Beleza de uma Vida Comum” foi selecionado para a 3ª Bienal de SESC – Santos e foi apresentado no Panorama da Dança no SESI em março do ano, 2003.

O trabalho “Tatilidade”, premiado em 2004 como melhor coreografia e maquiagem no evento de “Curta Dança” em Sorocaba, foi selecionado para a Caravana Funarte Sul-Sudeste/Ministério de Cultura para 2005.

O trabalho Lacuna foi premiado pelo PROAC,Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura para Produção e contou com 10 apresentações em 2007.

Também o trabalho Babel foi premiado pelo PROAC da Secretaria de Estado da Cultura para Produção onde apresentou em cinco cidades no estado de São Paulo em 2009. Em 2010, Babel foi premiado pelo PROAC para Circulaçao, 2010-2011.

O trabalho “Amor e Outras Conveniencias” foi premiado tanto pela FICC, da Prefeitura de Campinas, quanto pelo PROAC para circulação. O trabalho “ Posso Dançar Pra Você?” está em circulação pelo SESC no Estado de São Paulo.

Links

www.companhiadominiopublico.com

(Henrique Rochelle | SPCD Pesquisa)
88

Verbete editado por:

Atualizado (MAIO 2020)