Dança em Rede

Janne Ruth

  • Data de nascimento: 15/05/1962

Histórico

Natural de Vitória da Conquista, na Bahia, e naturalizada em Fortaleza, no Ceará, a professora e diretora de dança Janne Ruth começou a dançar aos 4 anos, por recomendação de alguns professores preocupados com o desenvolvimento corporal da menina. Ao mudar-se com a família para Fortaleza, em 1971, após ter vivido um período em Quixadá, Janne foi matriculada na escola de Hugo Bianchi, mestre com o qual seguiu formação até os 16 anos.

O contato com a dança moderna se fortaleceu em sua passagem pelo grupo de Dora Andrade, hoje diretora da Edisca, com quem chegou a montar um projeto de ensino de dança na cidade de Sobral.

Em 1981, aos 18 anos, Janne decidiu criar a própria academia. O ambiente repleto de alunas, que pagam mensalidades, não agradava a diretora totalmente. Foi quando Janne Ruth decidiu investir em um projeto diferente. “Aquela academia cheia de gente com dinheiro não era pra mim. (...) avisei ao meu primeiro marido que iria pegar o dinheiro da entrada do meu apartamento e fazer uma sala de dança nos fundos da casa do meu pai, na Bela Vista. Na época, 1985, disse a todos que o pessoal da Aldeota não precisava de mim. Minha filha nasceu em maio, em agosto eu estava inaugurando o Studio de Dança Janne Ruth na Bela Vista. Cobrava dez cruzeiros para cada criança, mas a maioria tinham bolsa gratuita. Realizei muitos sonhos de mães que queriam ver a filha bailarina”, disse em entrevista ao portal Divirta-Ce.

Para sustentar os trabalhos sociais, Janne fundou, em 1994, o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações – BCAD, que seguiu como organização não governamental até o ano de 1998 (a renda dos espetáculos era revertida em quilos de alimentos doados para instituições carentes), quando Janne registra o BCAD juridicamente. A atenção com o trabalho social veio da mãe, que faleceu quando Janne tinha apenas 10 anos.

Em 1982, durante sua graduação em Geologia, da qual não finalizou, Janne ganhou uma bolsa de estudos na França e logo em seguida nos Estados Unidos.

Janne Ruth é ainda fundadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Fortaleza – Fendafor e da Companhia de Dança Janne Ruth.

Videografia

Vídeo sobre o grupo BCAD, com comentários de Janne Ruth:
http://www.youtube.com/watch?v=TEcNVOjGYWo"
X