Maria Olenewa
Segmento: Profissionais da Dança
Cidade: Moscow
Estado: Moscow
País: Russia
Conteúdo: Bailarina, professora e pioneira do balé clássico no Brasil. Nascida em Moscou em 18 de março de 1896, iniciou seus estudos na Academia de Danças Nelidowa. Fugiu da Revolução Russa e estabeleceu-se em Paris, onde dançou no Théâtre des Champs-Elysées, sendo descoberta por Anna Pavlova, que a tornou primeira bailarina de sua companhia. Chegou ao Brasil em 1918 com Pavlova e voltou em 1923 como estrela, ao lado de Ricardo Nemanoff. Apresentou-se no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro Colón, em Buenos Aires.
Responsável pela fundação do primeiro corpo estável de balé do Theatro Municipal em 1925, criou em 1927 a Escola de Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que sistematizou o ensino da dança clássica no país. Afastou-se por problemas pulmonares em 1928, retornando à direção da escola em 1930. Encerrando a carreira de bailarina em 1935, dedicou-se integralmente ao ensino e à formação de novos bailarinos. Em 1936, participou da criação do Corpo de Baile do Theatro Municipal, cuja primeira apresentação ocorreu em 1937.
Em 1942, foi afastada do cargo por punir fisicamente duas alunas que chegaram atrasadas em um espetáculo e, em 1943, mudou-se para São Paulo, onde dirigiu a Escola de Bailados do Theatro Municipal por cinco anos. Em 1948, fundou sua própria escola. Em maio de 1965, com 69 anos, suicidou-se após acreditar, equivocadamente, estar com câncer. Em sua homenagem, a escola de dança do Theatro Municipal do Rio de Janeiro passou a se chamar Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.
Data: 20 de October de 2025